Governo autoriza nomeação de 855 aprovados no CNU 2024

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos liberou a nomeação de 855 candidatos do Concurso Nacional Unificado, condicionada à disponibilidade de vagas e orçamento.

Fonte: CenárioMT

Governo autoriza nomeação de 855 aprovados no CNU 2024
Governo autoriza nomeação de 855 aprovados no CNU 2024 - Foto: Arte/EBC

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 855 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024.

Os convocados ocuparão cargos de auditor-fiscal do trabalho, exigindo nível superior, na Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

[Continua depois da Publicidade]

A autorização está publicada no Diário Oficial da União, na Portaria 9.969/2025, assinada pela ministra Esther Dweck.

Próximos passos

Com a portaria publicada, o Ministério do Trabalho e Emprego dará início à nomeação e posse dos auditores. A nomeação depende da comprovação de vagas disponíveis e da adequação orçamentária e financeira, conforme a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

[Continua depois da Publicidade]

O reforço no quadro de pessoal busca garantir a saúde fiscal do Estado, assegurando que os salários possam ser pagos dentro do orçamento disponível.

Os 855 auditores-fiscais terão a responsabilidade de garantir o cumprimento da legislação trabalhista, proteger os direitos dos trabalhadores e promover condições dignas de trabalho em todo o país. As inspeções incluem ações contra o trabalho escravo, infantil e outras irregularidades, além de fortalecer a segurança e saúde no trabalho.

Nomeações anteriores

O governo federal, por meio do MGI, já autorizou nomeações de aprovados na primeira edição do CNU para cargos como analista em tecnologia da informação, infraestrutura, políticas sociais, planejamento e estatísticas.

CNU 1

A primeira edição do CPNU ofertou 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, divididas em oito blocos temáticos para candidatos de nível médio e superior. Uma inscrição única permitiu que o candidato concorresse a mais de um cargo dentro do mesmo eixo temático, definindo prioridade para chamadas futuras.

As provas ocorreram simultaneamente em 228 cidades em agosto de 2024.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.