Governo autoriza nomeação de 459 aprovados no CPNU 2024

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos libera a posse de candidatos aprovados, garantindo reforço em políticas sociais essenciais.

Fonte: CenárioMT

Governo autoriza nomeação de 459 aprovados no CPNU 2024
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a nomeação de 459 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2024).

Os convocados vão ocupar o cargo de analista técnico de políticas sociais, de nível superior, dentro do quadro do próprio ministério.

[Continua depois da Publicidade]

A Portaria 8.730, assinada pela ministra Esther Dweck e publicada no Diário Oficial da União, oficializa a autorização para as nomeações.

Tarefas dos novos servidores

Os servidores atuarão em funções estratégicas para a implementação de políticas sociais em áreas como saúde, previdência, emprego e renda, segurança pública, desenvolvimento urbano, segurança alimentar, assistência social, educação, cultura, cidadania, direitos humanos e proteção de grupos específicos, incluindo crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência e indígenas.

[Continua depois da Publicidade]

Etapas da nomeação

Antes da posse, o MGI realizará a verificação de documentos e requisitos, garantindo que apenas candidatos plenamente qualificados sejam nomeados. A medida considera a disponibilidade de vagas e a adequação orçamentária, conforme a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Essa atenção ao orçamento assegura que o aumento de pessoal seja sustentável e compatível com a saúde fiscal do governo federal.

O CPNU 2024

O primeiro Concurso Público Nacional Unificado ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais, distribuídas entre cargos de nível superior e intermediário. O processo foi dividido em oito blocos temáticos, com provas objetivas, discursivas, avaliação de títulos e cursos de formação, dependendo do cargo.

As provas foram aplicadas em 18 de agosto de 2024, em 228 cidades, após adiamento no Rio Grande do Sul devido a chuvas em maio de 2024.

O MGI destaca a inclusão e eficiência do processo, reunindo vagas para diferentes órgãos e carreiras. A diversidade também foi ressaltada: os aprovados representam 908 municípios de todas as 27 unidades federativas, com um terço sendo pessoas negras, indígenas ou com deficiência.

Além disso, 76,8% dos candidatos selecionados foram aprovados em uma de suas três primeiras opções de vaga.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.