O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) foi escolhido como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no INSS, envolvendo desvio de recursos de descontos de aposentados e pensionistas.
A escolha foi anunciada nesta sexta-feira (15) pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que desejou sucesso aos membros da comissão: “Desejo a ele, ao presidente Omar Aziz (PSD-AM) e a todos os integrantes um excelente trabalho nesta pauta tão relevante para o país”.
Ricardo Ayres afirmou que conduzirá os trabalhos de forma imparcial e técnica:
“Vamos conduzir um trabalho técnico, imparcial, mas com rigor e responsabilidade, sobretudo para proteger nossos aposentados e pensionistas. Devemos isso ao país”
A presidência da CPMI ficará a cargo do senador Omar Aziz (PSD-AM), anunciado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na quarta-feira (13).
A comissão será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares, com prazo de 180 dias para entregar o relatório final sobre as fraudes nos descontos do INSS.
Investigações da Polícia Federal indicam irregularidades em parte dos aproximadamente R$ 6,3 bilhões arrecadados de mensalidades associativas entre 2019 e 2024.