Debate sobre inteligência artificial continuará na sexta-feira

Essas audiências públicas são promovidas pela comissão de juristas responsável por subsidiar a elaboração de substitutivo sobre inteligência artificial no Brasil

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

comissão de juristas responsável por subsidiar a elaboração de substitutivo sobre inteligência artificial no Brasil dará sequência à série de debates sobre o tema nesta sexta-feira (29). A reunião está prevista para começar às 9h. 

Assim como a audiência marcada para quinta-feira (28), o debate de sexta-feira também será dividido em três painéis, cada um com cinco convidados.

[Continua depois da Publicidade]

O primeiro painel abordará o contexto econômico-social, concorrência e inovação, consumo e marketing, pesquisa e desenvolvimento, bases de dados, direito autoral e mineração.

O segundo painel abordará questões relativas a: segurança pública, inovação na indústria, transformação digital nas empresas e proteção à criança. 

[Continua depois da Publicidade]

Na terceira etapa, a discussão tratará dos riscos da inteligência artificial, gradação, hipóteses de riscos inaceitáveis e princípio da precaução.

A comissão

Instituída por ato do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, essa comissão de juristas foi instalada em 30 de março. A previsão é que o grupo analise três projetos de lei sobre o assunto: o PL 5.051/2019 , do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN); o PL 872/2021, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); e o PL 21/2020, do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE).

A comissão é formada por 18 juristas. O presidente do colegiado é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ricardo Villas Bôas Cueva. A relatora é a jurista Laura Schertel Ferreira Mendes.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .