A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, ocorre em Brasília e reúne 1,7 mil delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais. Entre os principais assuntos estão o enfrentamento ao racismo, atualização da lei de cotas, combate à violência contra jovens negros, titulação de terras quilombolas, ações contra o racismo climático e adesão de estados e municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que a Conapir voltou a ser um espaço de diálogo coletivo e luta social. “Esperamos que desta conferência saia um documento que represente nossos valores e promova um futuro com mais igualdade racial”, afirmou.
O secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do MIR, Clédisson Júnior, ressaltou que o retorno das consultas populares e conferências marca um momento de reconstrução e unidade do país. Segundo ele, “uma democracia aperfeiçoada integra o maior número de pessoas e debate políticas públicas a partir das suas demandas”.
A Conapir 2025 resulta das etapas municipais, regionais e estaduais, além de uma etapa digital com contribuições via plataforma Brasil Participativo. Na etapa nacional, os grupos de trabalho estão organizados em eixos temáticos: democracia, justiça racial e reparação. Ao final, será produzido um documento oficial que consolidará propostas para atualizar o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Planapir), orientando ações do governo federal.
Delegados
Entre os participantes estão Iyá Márcia de Ogum, candomblecista de Salvador, que defende a liberdade de culto e expressão religiosa como direito constitucional, e Petrúcio Cruz, músico e arte-educador de Caruaru (PE), que reforça a necessidade de reparação histórica para descendentes de africanos no Brasil. Ambos destacam a importância de políticas construídas por pessoas negras e a valorização da identidade afro-brasileira.
Programação
A Conapir 2025 foi aberta na noite de segunda-feira (15) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As plenárias e debates seguem até sexta-feira (19), consolidando propostas que orientarão ações governamentais na promoção da igualdade racial.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025