Comissão de Controle das Atividade de Inteligência define última emenda ao Orçamento

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Agência Senado

A Comissão Mista de Controle das Atividade de Inteligência (CCAI) decide na próxima terça-feira (16) a quarta emenda a ser apresentada ao Projeto da Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2022 (PLN 19/2021). A reunião começa às 11 horas.

A CCAI chegou a se reunir nesta sexta-feira (12), mas por falta de quórum devido à presença de senadores e deputados em missão oficial fora do país, na COP 26, a reunião foi suspensa e adiada.

[Continua depois da Publicidade]

Antes do adiamento, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) questionou o deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que presidia a reunião, sobre o prazo regimental para apresentação de emendas. De acordo com o deputado, que é líder do governo na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), o prazo se encerra às 18h desta terça-feira (16). Marcos do Val solicitou que os membros fossem avisados sobre o prazo e que compareçam para deliberar.

 Pedindo ao Secretário para exatamente fortalecer a mensagem de que, na próxima terça-feira, se encerra o prazo, para que ninguém ache que possa haver outro dia, outra hora. É para botarem isso como prioridade. É o último dia. E nós temos que assumir o compromisso, assim como assumimos o de estar nesta Comissão, da obrigatoriedade de a gente estar neste dia, nesta hora para poder finalizar esse Orçamento. É muito importante a gente não perder esse prazo — disse o senador.

[Continua depois da Publicidade]

Forças Armadas

A CCAI aprovou, no último dia 4 de novembro, três emendas ao PLOA. Todas atendem demandas das Forças Armadas. Uma delas destina ao Comando do Exército R$ 189 milhões para bancar os programas estratégicos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). As outras duas emendas destinam recursos ao Fundo Naval (R$ 2 milhões), para permitir a aplicação na eficiência dos navios e aeronaves das Forças Armadas para detecção, monitoramento e identificação de embarcações e de vazamento de óleo em plataformas e navios visando à segurança marítima na Amazônia Azul; e ao Comando da Aeronáutica (1,295 milhão), para realização de “atividade de caráter sigiloso com o objetivo de garantir a segurança do Estado e da sociedade”.

O Orçamento de 2022 está em análise na CMO. O relator é o deputado Hugo Leal (PSD-RJ). O relatório-geral deve ser publicado até 6 de dezembro, e votado pela comissão até 9 de dezembro. Em seguida, o projeto de lei orçamentária deve seguir para análise do Plenário do Congresso Nacional, até 22 de dezembro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .