Cnu 2025 registra alta participação de candidatos nas cotas

Quase metade dos aprovados para a segunda fase do concurso concorre por ações afirmativas, segundo dados oficiais divulgados pelo governo.

Fonte: CenárioMT

Cnu 2025 registra alta participação de candidatos nas cotas
Cnu 2025 registra alta participação de candidatos nas cotas - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Entre os 42.499 candidatos habilitados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025, 46,06% disputam vagas reservadas a pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, o equivalente a 19.577 concorrentes. A lista foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em parceria com a FGV.

Na etapa discursiva, marcada para 7 de dezembro, 14.651 candidatos participam nas cotas para pessoas negras, 4.194 no grupo de pessoas com deficiência, 636 como indígenas e 616 como quilombolas. Uma mesma pessoa pode concorrer simultaneamente em mais de uma modalidade.

[Continua depois da Publicidade]

Do total de 3.652 vagas abertas, 35% são destinadas a ações afirmativas. O concurso recebeu 252.596 inscrições homologadas nessas modalidades, sendo 210.882 de candidatos negros, o que representa 27,7% dos mais de 760 mil inscritos.

Nos cargos com oferta reduzida, o MGI aplicou sorteios públicos para assegurar a distribuição de vagas destinadas a ações afirmativas. Conforme o edital, um candidato pode ser aprovado tanto na ampla concorrência quanto em diferentes categorias de cotas.

[Continua depois da Publicidade]

O governo publicou no Diário Oficial da União os editais que convocam os candidatos cotistas para procedimentos complementares, como confirmação da autodeclaração e caracterização de deficiência. Os participantes devem comparecer nos horários indicados, portando documento oficial de identificação.

Esta edição do concurso é a primeira a aplicar integralmente a Lei nº 15.142/2025, que ampliou a reserva de vagas para pessoas negras a 25% e instituiu cotas específicas para indígenas (3%) e quilombolas (2%). A reserva de 5% para pessoas com deficiência permanece regida pela Lei nº 8.112/1990.

Na edição anterior do CNU, realizada em 2024, ações afirmativas também tiveram peso relevante: pessoas negras representaram 24,5% dos aprovados; indígenas, 2,29%; e candidatos com deficiência, 6,79%.

A versão 2025 do chamado “Enem dos Concursos” oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Destas, 2.480 são de preenchimento imediato e 1.172 estão previstas para provimento no curto prazo. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, mantendo o modelo que permite ao candidato escolher diferentes funções dentro de um mesmo bloco.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.