19 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 13 agosto, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO POLÍTICODIRETO DE BRASÍLIACMA promove audiência pública sobre bioinsumos

CMA promove audiência pública sobre bioinsumos

Texto por

O projeto do marco jurídico para fabricação e uso de bioinsumos (PL 3.668/2021), em pauta na Comissão de Meio Ambiente (CMA), será tema de duas audiências públicas no colegiado. A primeira será realizada na terça-feira (5) às 13h30; foram convidados Reginaldo Minaré, diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Leonardo Minaré Braúna, assessor da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil); Rogério Dias, presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO); o engenheiro agrônomo Celso Tomita; e representantes do Ministério da Agricultura, da associação Croplife Brasil (CLB) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No requerimento (REQ 41/2022 – CMA) de audiência pública, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) argumentou que “os bioinsumos têm potencial para aumentar a produtividade no campo e favorecer a preservação do meio ambiente, mas, para tanto, precisa respeitar critérios de biossegurança e garantir a adoção de boas práticas de manejo e produção”.


--Continua depois da publicidade--

Os bioinsumos são produtos oriundos de substâncias de natureza vegetal, animal, microbiana e mineral usados em produção, armazenamento ou beneficiamento de produtos agrícolas e florestais. Entram nesse rol as substâncias e produtos empregados como bioestimuladores, biorreguladores, semioquímicos, bioquímicos, agentes biológicos de controle, agentes microbiológicos de controle, fertilizantes orgânicos, bioestabilizantes, biofertilizantes e inoculantes.

O PL 3.668/2021 foi apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que preside a CMA, para se contrapor ao PL 1.459/2022, que revoga a atual Lei dos Agrotóxicos e altera as regras de aprovação e comercialização desses produtos químicos.

Com relatório favorável do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o projeto foi pautado para votação duas vezes na CMA; no segundo adiamento, em 29 de junho, foi concedida vista regimental e aprovado requerimento de Wellington Fagundes para a realização de audiência pública sobre o tema.

Os senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO), em requerimentos separados, complementaram a lista de convidados. Diante da grande quantidade de nomes sugeridos, o presidente da CMA decidiu promover duas audiências públicas para debater o projeto.


--Continua depois da publicidade--

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em algodoeira em Lucas do Rio Verde; VÍDEOS
agosto 12, 2022
SOLIDARIEDADE
McDia Feliz: meta para campanha em Lucas do Rio Verde é vender 2 mil tíquetes
agosto 12, 2022