CDH promove audiência pública para debater ataques a jornalistas e a veículos de imprensa

O autor do requerimento para realização da audiência pública é o senador Humberto Costa

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove, nesta quarta-feira (15), audiência pública para discutir “os ataques à liberdade de imprensa e os riscos da atividade jornalística e da livre expressão no Brasil”. A reunião terá início logo após o término da sessão deliberativa da Comissão, marcada para às 10h.

O autor do requerimento (REQ 29/2022) para realização da audiência pública, senador Humberto Costa (PT-PE), justifica no documento que, diariamente, há casos de violência contra jornalistas brasileiros, desde agressões diretas aos profissionais até ataques à categoria e aos veículos de imprensa. Ele lembra que o Brasil registrou, só em 2021, mais de 400 ocorrências, sendo o ano mais violento para estes profissionais, segundo relatório feito pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

[Continua depois da Publicidade]

Para o parlamentar, o aumento constante dos casos revela um país muito hostil aos jornalistas, um Brasil sem liberdade de imprensa. “Esta constância, segundo o relatório supracitado, está associada a três fatores: às ações do presidente da República; às ações dos auxiliares e apoiadores do presidente; e à censura estabelecida pelo governo aos profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O que observamos diuturnamente é que o presidente Bolsonaro busca desqualificar e descredibilizar o papel dos jornalistas, sendo ele próprio responsável por inúmeros ataques à imprensa, o que demonstra grande desrespeito à democracia, à Constituição Federal”.

Humberto Costa, que é presidente da CDH,  afirma que a Comissão deve estar atenta a esses casos e vê com preocupação o aumento da violência contra jornalistas. “Por esta razão, propusemos esta audiência pública para que possamos debater o tema e buscar soluções para garantir o livre exercício profissional, a liberdade de expressão e a manutenção da democracia no Brasil”.

[Continua depois da Publicidade]

Convidados

A CDH convidou os seguintes debatedores para participar da audiência pública:

Jamil Chade – Colunista e Escritor

Patrícia Campos Mello -Repórter especial da Folha e pesquisadora associada da Universidade Columbia

Enrico Rodrigues de Freitas – Procurador da República da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC

Octávio Costa – Presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI

Sylvio Costa – Jornalista – fundador do Congresso em Foco

Natalia Mazotte – Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI

Beth Costa – Coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC

Maria José Braga – Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

Bia Barbosa – Coordenadora de Incidência da Repórteres sem Fronteiras (RSF) para América Latina

Elisabeth Costa -Conselheira – Coordenadora da Comissão Permanente de Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH/MMFDH

Representante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD

Representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .