CAS debate norma que trata da segurança em empresas de abate e processamento de carne

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promove na terça-feira (16) audiência pública interativa remota para debater a Norma Regulamentadora 36 (NR 36), do governo federal, que trata da segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados. A reunião, que pode ser acessada por meio do portal e-cidadania, tem início às 10h.

A norma estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, como forma de garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho.

[Continua depois da Publicidade]

A audiência pública contará com o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Marcelo Osório; a representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (CNTA), Silvana Moreira Battaglioti; o especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Ernesto Kieckbusch; a secretária de Comunicação da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac), Geni Dalla Rosa de Oliveira; do advogado da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Alexandre Perlatto; e o membro da Comissão de Criação da NR 36, Roberto Ruiz.  

Também já confirmaram presença no debate a representante do Sindicato Nacional de Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Aida Cristina Becker; o presidente executivo da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Paulo Sérgio Mustefaga; o secretário regional da América Latina da União Internacional das Associações de Trabalhadores em Alimentos, Agricultura, Hotelaria, Restauração, Tabaco e Afins (Uita), Gerardo Iglesias; a vice-presidente da Associação Nacional de Magistrados do Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Paula Conforti; e do procurador do Ministério Público do Trabalho, Sandro Eduardo Sardá.

[Continua depois da Publicidade]

A CAS ainda aguarda a confirmação da presença do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, convidado para o debate, a ser realizado por iniciativa dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .