Denúncias de estupros em São Paulo caem 3,1% em julho

Relatório da SSP-SP mostra redução nas denúncias de estupro em julho, embora o número no acumulado do ano tenha apresentado leve aumento.

Fonte: CenárioMT

Denúncias de estupros em São Paulo caem 3,1% em julho
Denúncias de estupros em São Paulo caem 3,1% em julho - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Em julho, as Delegacias de Defesa da Mulher em São Paulo registraram uma queda de 3,1% nas denúncias de estupro em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Foram contabilizadas 1.131 ocorrências no mês.

A redução mais significativa ocorreu na região metropolitana de São Paulo, com 220 casos, 8,3% a menos do que os 240 registrados em julho de 2024. Na capital, a queda foi de 5,2%, totalizando 218 ocorrências.

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, no acumulado do ano, os casos aumentaram 1,3%. Entre janeiro e julho, as 142 delegacias especializadas receberam 8.385 denúncias de estupro, um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.

O número de feminicídios também subiu, passando de 133 para 151 casos, reflexo, segundo a SSP, de maior precisão na classificação dos crimes.

[Continua depois da Publicidade]

“Ainda há muito a fazer contra esse crime, por isso continuamos fortalecendo a rede de proteção para encorajar as vítimas a denunciarem os agressores”, destacou a delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher.

A secretaria reforça que a denúncia é essencial para interromper o ciclo da violência, responsabilizar os agressores e dimensionar a gravidade do problema no estado.

Estatísticas criminais

Além da queda nos estupros, julho registrou redução em latrocínios, furtos e roubos, mas aumento em homicídios dolosos.

Foram 197 homicídios em julho, quatro a mais que no mesmo mês do ano passado, totalizando 1.438 no acumulado do ano. Latrocínios caíram de 18 para 15 casos, roubos de 15.703 para 13.750, e furtos de 46.641 para 46.353 ocorrências.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.