O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, foi o entrevistado do programa DR com Demori. Na conversa, exibida pela TV Brasil, o ex-prefeito de Araraquara (SP) abordou os desafios da legenda diante do avanço do fascismo e analisou os efeitos das políticas de Donald Trump sobre a economia global e brasileira.
Segundo Edinho, o maior desafio do momento é derrotar o fascismo no Brasil, o que considera uma luta de médio prazo. Ele destacou ainda a necessidade de reconstruir a base social do PT, fortalecendo a atuação em comunidades, locais de trabalho e moradia.
Ao comentar o cenário internacional, o dirigente afirmou que as ações de Trump podem desencadear uma espécie de “terceira guerra mundial econômica”, atingindo principalmente países com economias frágeis, mas também gerando efeitos dentro dos Estados Unidos.
Apesar das dificuldades políticas recentes, Edinho ressaltou a resiliência das instituições brasileiras. Para ele, mesmo diante de tentativas de golpe, a democracia no Brasil segue em funcionamento.