Custo da CNH pode cair até 80% com mudanças em estudo

Proposta do Ministério dos Transportes prevê fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, mantendo as provas práticas e teóricas.

Fonte: CenárioMT

CNH Digital,Carteira de Trânsito para Celular, Carteira Nacional de Habilitação
Custo da CNH pode cair até 80% com mudanças em estudo - Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O custo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ser reduzido em até 80% para as categorias A e B, segundo projeto em estudo pelo Ministério dos Transportes. Atualmente, o valor médio para obter o documento gira em torno de R$ 3,2 mil.

A proposta prevê o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, com o objetivo de ampliar o acesso da população à CNH. As aulas continuarão disponíveis, mas não seriam mais exigidas para se candidatar à habilitação.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a exigência de aprovação nas provas teórica e prática dos Detrans continuará em vigor. Hoje, o processo exige, no mínimo, 20 horas de aula prática.

Para o ministro, a mudança poderá ter impacto social significativo, especialmente para famílias de baixa renda. Ele destacou que, em muitos casos, o custo elevado impede que mulheres tirem a CNH, já que as famílias priorizam o homem quando só podem pagar por uma habilitação.

[Continua depois da Publicidade]

“É preciso criar um ambiente que permita a formalização e a inclusão social, como já acontece em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão, Paraguai e Uruguai”, afirmou.

Dados do Ministério dos Transportes revelam que 54% da população brasileira não dirige ou o faz sem habilitação. A redução de custos pode contribuir para a segurança no trânsito, ampliando o número de condutores regularizados.

Na categoria A, 45% dos proprietários de motocicletas dirigem sem CNH. Já entre os veículos de passeio (categoria B), esse índice é de 39%, segundo levantamento da pasta.

A proposta ainda será analisada pela Casa Civil da Presidência da República. Caso aprovada, será regulamentada por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.