CGU responsabiliza Enel por falhas em apagões recentes em SP

Relatório da CGU aponta que a Enel não ativou adequadamente seu plano de contingência durante apagões em São Paulo entre 2023 e 2024.

Fonte: CenárioMT

São Paulo - SP, 18/03/2024, Um apagão na manhã desta segunda-feira deixou bairros da região central capital sem energia elétrica. Pelo menos Santa Cecília, Higienópolis, e Vila Buarque foram afetados.
CGU responsabiliza Enel por falhas em apagões recentes em SP - Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil

A Controladoria-Geral da União (CGU) responsabilizou a concessionária Enel por falhas na gestão de apagões ocorridos na região metropolitana de São Paulo nos anos de 2023 e 2024. Em relatório divulgado nesta segunda-feira (21), o órgão apontou falhas no acionamento do plano de contingência da empresa durante eventos climáticos severos.

A auditoria também revelou problemas na fiscalização por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cuja regulamentação insuficiente teria dificultado a supervisão das medidas adotadas pelas concessionárias. De acordo com a CGU, essa fragilidade permitiu que a Enel reduzisse suas equipes de resposta em situações emergenciais.

[Continua depois da Publicidade]

O relatório recomenda que a Aneel desenvolva um procedimento de fiscalização específico para cenários de emergência, com critérios claros de avaliação e aderência ao plano de contingência. O objetivo é tornar mais rigorosa e eficaz a fiscalização, evitando brechas para descumprimentos.

Além disso, a CGU criticou a falta de parâmetros para avaliar o desempenho das concessionárias frente a eventos climáticos extremos, o que limita a capacidade da Aneel de exigir ações efetivas.

[Continua depois da Publicidade]

“É necessário um aprimoramento para garantir a continuidade, eficiência, segurança e celeridade na prestação do serviço nessas circunstâncias”, destaca o documento.

Até o momento, a Aneel e a Enel não se manifestaram sobre o conteúdo do relatório.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.