Câmara aprova urgência de projeto que protege crianças nas redes sociais

O projeto de lei visa criar regras para o uso seguro de aplicativos e redes sociais por menores de idade, com controle dos responsáveis.

Fonte: CenárioMT

Câmara aprova urgência de projeto que protege crianças nas redes sociais
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2628/22, que estabelece regras de proteção para crianças e adolescentes no uso de aplicativos, jogos e redes sociais.

Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado diretamente no Plenário, sem necessidade de tramitar pelas comissões. O presidente da Câmara, Hugo Motta, anunciou que a votação ocorrerá nesta quarta-feira (20), após a comissão geral que discutirá o tema.

[Continua depois da Publicidade]

Conhecido como ECA Digital, em referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o projeto obriga as plataformas digitais a adotarem medidas para evitar que menores acessem conteúdos ilegais ou impróprios.

A proposta ganhou destaque após repercussão de um vídeo do influenciador Felca Bressanim Pereira, que expôs a exploração de perfis de crianças e adolescentes em situações inadequadas para engajamento e monetização.

[Continua depois da Publicidade]

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e relatado na Câmara pelo deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), o projeto conta com apoio de diversas organizações da sociedade civil que atuam na proteção de menores no Brasil.

Com informações da Agência Câmara

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.