Câmara aprova doação de área de terra para implantação da UFMT em Lucas do Rio Verde

Área de 25 hectares vai atender a instituição de ensino superior, cujo processo de implantação no município iniciou em 2011

Fonte: CenárioMT

fotos bancoimagens 1313
Foto: Rayan Nicácio/Ascom CMLRV

A Câmara de Vereadores aprovou nesta segunda-feira (24) aprovou projeto que permite que o município receba a doação de uma área de terra para a implantação da UFMT. O processo para a instalação da Universidade Federal de Mato Grosso em Lucas do Rio Verde iniciou em 2011.

A área de pouco mais de 25 hectares pertence a empresa GGF Fazendas Ltda. A localidade do imóvel é privilegiada e a logística foi devidamente pensada, a conexão do campus com a Fundação de Pesquisas Rio Verde será de grande valia aos acadêmicos.

Com a autorização para doação do terreno, a prefeitura de Lucas do Rio Verde dará seguimento ao processo objetivando a implantação do campus com a efetivação da doação a Universidade.

Outros projetos

Os vereadores também aprovaram a lei que declara de utilidade pública a Comunidade Terapêutica Monte Sião, de Lucas do Rio Verde. A entidade tem o objetivo de prestar assistência psicossocial e à saúde aos portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química e grupos similares. Reconhece também a importância de valorizar ações de comunidades que se propõem a melhorar e contribuir com o fortalecimento e construção de uma sociedade mais justa.

[Continua depois da Publicidade]

Outro projeto aprovado é o que autoriza o Poder Executivo a desafetar e permutar imóveis do município com José Francisco Dotto. Com a permuta, o poder público fará a implantação de um Complexo Turístico.

Também foi aprovado projeto que institui a Política Municipal de prevenção e enfrentamento a atentados violentos praticados nas dependências das escolas públicas municipais e da rede conveniada.

O objetivo, por meio do projeto, é prevenir esses eventos com medidas eficazes. Para tanto, devem ser adotadas a utilização de câmeras de segurança, treinamentos para que os funcionários da escola saibam como agir em situações de emergência, investimento em programas de conscientização e prevenção de violência. Também será possível a identificação de sinais de alerta de comportamentos violentos, criação de programas de apoio à saúde mental, entre outras ações.

Indicações e moções

Sete Indicações também foram lidas e aprovadas durante a Sessão.

Também foram aprovadas Moções de Aplausos a todos os jornalistas de Lucas do Rio Verde, ao Hospital São Lucas, pela comemoração de 20 anos de sua inauguração comemorado no dia 03/04/2023, ao radialista Joacir Ferreira de Almeida e ao policial militar Rafael Vinícius Souza.

Cidadã Honorária

A Câmara também aprovou o Projeto de Decreto que concede o Título de Cidadã Honorária de Lucas do Rio Verde a Loreni Teresinha Adames Vargas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.