O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (25) o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, em visita de Estado ao Palácio do Planalto. Durante o encontro, Lula destacou a importância de ampliar o fluxo comercial com a Nigéria e reforçou o compromisso de ambos os países com o livre comércio em um contexto global marcado pelo ressurgimento do protecionismo.
O intercâmbio comercial entre Brasil e Nigéria caiu de US$ 10 bilhões em 2014 para US$ 2 bilhões em 2024, tornando a Nigéria o quarto maior parceiro brasileiro no continente africano. Lula ressaltou que o Brasil deve intensificar a cooperação com a África, incluindo áreas como agricultura, pecuária, petróleo, gás, fertilizantes, aeronaves e máquinas.
O presidente brasileiro enfatizou a dívida histórica do país com a África decorrente de 350 anos de escravidão, afirmando que a reparação deve ocorrer por meio de solidariedade, transferência de tecnologia e apoio ao desenvolvimento agrícola local, estabelecendo uma relação fraterna e igualitária.
O presidente nigeriano, Bola Tinubu, destacou que a população jovem da Nigéria está preparada para aproveitar oportunidades de transferência tecnológica, especialmente nas áreas de produção industrial de medicamentos genéricos e exploração de gás natural, em parceria com a Petrobras.
Retomada da Cooperação
A Nigéria mantém relações bilaterais com o Brasil há 65 anos. Nos últimos meses, diversas visitas oficiais reforçaram os laços comerciais e estratégicos entre os países. Durante a visita de Lula, foram assinados cinco novos atos bilaterais, incluindo acordos sobre aviação civil, memorandos de entendimento para formação de diplomatas, consultas políticas, cooperação entre BNDES e Banco de Agricultura da Nigéria e colaboração em ciência, tecnologia e inovação.
Um dos destaques é a criação de um voo direto entre São Paulo e Lagos, operado pela companhia aérea Air Peace, fortalecendo a conexão aérea entre os dois países.
Além disso, o Brasil vai designar um adido da Polícia Federal para Abuja, reforçando a cooperação no combate ao crime organizado, terrorismo e tráfico internacional de drogas, ressaltando a necessidade de ações multilaterais para enfrentar a criminalidade global.
O dia incluiu almoço no Palácio do Itamaraty e encontros de Tinubu com autoridades brasileiras, incluindo os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, além da participação no Fórum Empresarial Nigéria-Brasil, junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin.