Brasil critica nova intromissão dos EUA em decisões do Judiciário

O governo brasileiro condenou declarações do Departamento de Estado dos EUA sobre o Judiciário nacional.

Fonte: CenárioMT

Brasil critica nova intromissão dos EUA em decisões do Judiciário
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira (15) uma nota oficial na qual o governo brasileiro rejeita, com veemência, comentários do Departamento de Estado dos Estados Unidos e da embaixada norte-americana em Brasília. O Itamaraty classificou as declarações feitas em redes sociais como uma intromissão indevida e inaceitável em assuntos internos do Poder Judiciário.

Segundo o comunicado, as manifestações não refletem o histórico de respeito e amizade cultivado ao longo de 200 anos entre os dois países. O chanceler Mauro Vieira ressaltou que essas posturas ameaçam o tom diplomático tradicional entre Brasil e EUA.

[Continua depois da Publicidade]

Em relação ao comércio bilateral, o governo brasileiro destacou que mantém negociações com autoridades norte-americanas desde março para tratar de tarifas de interesse comum. O Itamaraty reiterou disposição em continuar o diálogo, ressaltando que a politização equivocada do tema não é de responsabilidade do Brasil, que defende sua soberania e o caráter democrático de suas instituições.

O episódio foi motivado por um texto publicado na segunda-feira (14) pelo Departamento de Estado na rede social X. Nele, a diplomacia norte-americana acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de promoverem ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro, considerados “uma vergonha” e “muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil”.

[Continua depois da Publicidade]

Na mesma data, a Procuradoria-Geral da República enviou ao STF o pedido de condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus envolvidos em uma suposta trama golpista. O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes como parte das alegações finais, última etapa antes do julgamento previsto para ocorrer em setembro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.