Ana Maria Gonçalves se torna a primeira mulher negra na ABL

A escritora Ana Maria Gonçalves marca história ao assumir a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, destacando-se como a mais jovem integrante atual.

Fonte: CenárioMT

Ana Maria Gonçalves se torna a primeira mulher negra na ABL
Ana Maria Gonçalves se torna a primeira mulher negra na ABL - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ana Maria Gonçalves assume oficialmente a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro. Reconhecida pelo livro Um Defeito de Cor, considerado essencial para compreender a história do Brasil, Ana Maria se torna a primeira mulher negra a integrar a instituição em 128 anos e também a mais jovem do atual quadro de imortais.

A solenidade acontecerá no Petit Trianon, sede da ABL, às 20h, com transmissão ao vivo pelo site oficial da academia.

[Continua depois da Publicidade]

A escritora será recebida pela acadêmica Lilia Schwarcz, receberá o colar de Ana Maria Machado e o diploma de Gilberto Gil. As comissões de entrada e saída incluem nomes como Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro, Miriam Leitão, Domício Proença Filho, Geraldo Carneiro e Eduardo Giannetti.

Após a posse, um jantar africano será servido para 300 convidados no pátio externo, e amigos da escritora prepararão uma apresentação musical em cortejo pelas ruas do centro do Rio de Janeiro.

[Continua depois da Publicidade]

Trajetória profissional

Ana Maria Gonçalves sucede Evanildo Bechara, falecido em maio deste ano. Natural de Ibiá, Minas Gerais, nascida em 1970, é roteirista, dramaturga, professora de escrita criativa e sócia-fundadora da Terreiro Produções.

Autora de Ao lado e à margem do que sentes por mim e Um Defeito de Cor, este último premiado pela Casa de Las Americas (Cuba, 2007) e eleito leitura fundamental sobre o Brasil, Ana Maria levou cinco anos para concluir a obra, incluindo pesquisa, escrita e reescrita. Em 2024, o livro inspirou o enredo da Escola de Samba Portela.

Além de publicar contos em Portugal, Itália e Estados Unidos, onde residiu por oito anos, Ana Maria ministrou cursos e palestras sobre questões raciais e foi escritora residente nas universidades de Tulane, Stanford e Middlebury.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.