Dia Internacional do Surdo é marcado por entrega de homenagens e palestras na ALMT

Fonte: CENÁRIOMT

A Assembleia Legislativa realizou a sessão especial “Ciclo de Palestras Pela Conscientização e Inclusão Social da Pessoa Surda” na tarde desta quinta-feira (30). No dia 30 de setembro, é celebrado o Dia Internacional do Surdo e o Dia dos Tradutores e Intérpretes de Libras.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), fez a entrega de placas de bons préstimos pelos trabalhos prestados à pessoa surda e de moções de aplausos para as pessoas homenageadas. Entre os agraciados com a placa estão a secretária de Assistência Social e Cidadania do estado, Rosamaria de Ferreira Carvalho, e a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira. Já as moções de aplauso foram entregues aos intérpretes da Central de Interpretação de Libras (Cil).

[Continua depois da Publicidade]

No discurso de abertura do evento, Russi falou de proposta de sua autoria (PL nº 40/2020) que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete de Libras. “O projeto também propõe que os poderes executivo, legislativo e judiciário e todos os órgãos da administração deverão disponibilizar o serviço de um tradutor intérprete de libras para garantir acessibilidade”, destacou o parlamentar.

O deputado Wilson Santos (PSDB) também lembrou de outros projetos que tramitam na Casa que buscam atender a demandas das pessoas surdas. A obrigação de que bancos ofereçam a opção de o surdo se comunicar com a Língua Brasileira de Sinais e a criação de medidas para garantir acessibilidade dos surdos em cargos ou empregos públicos são o objetivo de algumas propostas citadas pelo deputado.

[Continua depois da Publicidade]

O evento, que contou com participação da comunidade surda, representantes da UFMT e dos poderes executivo e judiciário, foi encerrado após apresentação das palestras “Os Direitos da Pessoa Surda como Cidadã”, “Benefício Assistência à Pessoa Surda LOAS/BPC”, “Acessibilidade no Mercado de Trabalho para a Pessoa Surda” e “Apresentação da Central de Interpretação de Libras”. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre direitos e funcionamento de benefícios.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.