A Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio de Janeiro realizaram uma operação conjunta para conter a expansão do Comando Vermelho (CV) na Gardênia Azul, bairro da zona oeste da cidade, em Jacarepaguá.
Seis homens ligados à facção foram mortos durante a ação, enquanto 12 suspeitos foram presos, incluindo um segurança de um dos líderes do grupo e um ladrão de cargas foragido. Além disso, quatro menores infratores foram apreendidos.
Foram apreendidos quatro fuzis, quatro pistolas, um revólver, munições, carregadores, granadas, rádios transmissores, drogas e cadernos de anotações do tráfico.
O objetivo da operação foi expulsar a facção da região, com informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da PM, do Bope, do 18º batalhão, da Draco, da DRE-CAP e da 22ª Delegacia Policial.
Morte de policial
No dia 19 de maio, o policial civil José Antônio Lourenço, da Core, foi morto a tiros na Cidade Deus, comunidade próxima à Gardênia Azul, durante uma operação contra venda de água contaminada e furto de energia.