Mercedes-Benz relança Axor com nova motorização, tecnologias e foco no cliente

Os 2038 4x2 e 2545 6x2 atendem à norma Proconve P8, reforçam portfólio da marca e voltam com soluções de conectividade, pós-vendas e financiamento

Fonte: Sérgio Dias

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou o relançamento do Axor, caminhão extrapesado que agora retorna ao mercado em versões 2038 4×2 e 2545 6×2, adaptado às exigências do Proconve P8 (Euro 6). A decisão, tomada após dois anos de desenvolvimento, reposiciona o modelo em um segmento que representou 26% do mercado de extrapesados no país em 2024. É possível conferir dois vídeos com os modelos nos links https://youtu.be/aR0Sddf14QE e https://youtu.be/rOaOKvqHmcA.

Os 2038 4×2 e 2545 6×2 atendem à norma Proconve P8, reforçam portfólio da marca e voltam com soluções de conectividade, pós-vendas e financiamento

[Continua depois da Publicidade]

Com o retorno do Axor ao mercado brasileiro, a Mercedes-Benz reforça seu compromisso com o desenvolvimento de produtos alinhados às demandas atuais de desempenho, segurança e suporte ao cliente. A marca aposta na retomada da relevância do modelo dentro e fora do Brasil, com foco em eficiência operacional e durabilidade para os transportadores.

“Queremos emplacar mais de mil unidades do novo Axor ainda em 2025. Ele vem dar continuidade a uma história de sucesso de mais de 20 anos, com mais de 100 mil unidades vendidas no Brasil e no exterior. Agora, com motor Euro 6 e pacote completo de suporte, voltamos com ainda mais força”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

[Continua depois da Publicidade]

O modelo foi desenvolvido para atender às demandas do transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. A versão 2038 4×2 entrega 380 cavalos, enquanto a 2545 6×2 oferece 450 cavalos, ambas com o motor OM 460 de 13 litros. A motorização, combinada ao câmbio automatizado Powershift 3 Advanced de 12 velocidades, busca maior eficiência energética e redução de emissões.

Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, ressaltou a importância do Brasil no planejamento estratégico da montadora. “Logo no início da minha gestão na Mercedes-Benz do Brasil, priorizamos este projeto. Fiz questão de estar aqui neste lançamento. O novo Axor foi pensado para facilitar o trabalho dos nossos clientes e tem potencial não apenas no Brasil, mas também nas exportações”, destacou o CEO.

Mercedes-Benz relança Axor com nova motorização, tecnologias e foco no cliente

O modelo foi atualizado com foco em ergonomia, segurança e conectividade. A cabina agora possui suspensão pneumática de série, com duas configurações: Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo. Entre os destaques estão volante multifuncional, painel digital de 12,7 cm com sistema EcoSupport, partida por botão, chave inteligente e banco pneumático com 11 regulagens.

No aspecto da segurança, o novo Axor incorpora itens como EBS, ABS, ASR, Hill Holder, ESC, EBD, ESS, alarme de ré com luzes intermitentes e faróis em LED (opcional). A versão 6×2 traz suspensor de eixo e capacidade máxima de tração (CMT) de até 68 toneladas, reforçando o posicionamento do modelo entre os mais exigentes perfis de aplicação.

A Mercedes-Benz também ampliou o escopo de serviços vinculados ao produto. “Nosso portfólio hoje tem 45 modelos de caminhões. A estrutura de apoio ao cliente é um diferencial. Desde a manutenção até a conectividade e o financiamento, estamos oferecendo soluções completas e integradas”, disse Ferrarez.

O novo Axor passa a ser atendido pela rede de mais de 180 concessionárias da marca no país. A empresa destaca o suporte de pós-venda, com peças genuínas e da linha Renov (remanufaturadas), ambas com garantia de dois anos. Planos de manutenção como o BestBasic e o Complete são oferecidos para prever e controlar os custos operacionais.

Clientes do Axor também contam com ferramentas digitais como o Portal Fleetboard, que fornece dados operacionais da frota, e o programa de fidelidade Mercedes Club, que permite acumular pontos em compras de peças e serviços. O canal ZapBenz, via WhatsApp, oferece atendimento com informações técnicas e comerciais.

A nova linha mantém a versatilidade de aplicações que sempre caracterizou o Axor. Pode ser implementado como baú, graneleiro, sider, tanque, cegonheiro, carrega-tudo e outros. O modelo 2038 é mais indicado para cargas de até 3 eixos, enquanto o 2545 suporta até 58,5 toneladas.

O lançamento é acompanhado de uma estratégia financeira coordenada com o Banco Mercedes-Benz (BMB), que oferece soluções de crédito, seguros e locações. “Essa estratégia reforça e diversifica ainda mais nosso portfólio. Temos soluções financeiras desenvolvidas para atender integralmente às demandas dos clientes. É uma satisfação poder contribuir para o sucesso do novo Axor”, afirmou Marcello Larussa, diretor comercial do BMB.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Lamborghini elimina o híbrido e desafia rivais com novo GT3

A Lamborghini oficializou a introdução de um novo veículo de competição para campeonatos internacionais: o Temerario GT3. Desenvolvido integralmente na fábrica de Sant’Agata Bolognese, o modelo representa uma nova fase da marca italiana no automobilismo. A estreia está prevista para as 12 Horas de Sebring, em março de 2026.

O carro utiliza o motor V8 biturbo de 4,0 litros, proveniente da versão de produção em série, mas modificado para se alinhar aos regulamentos GT3, que não permitem sistemas híbridos. A unidade motriz foi recalibrada com novos turbocompressores e sistema de admissão revisado. A potência foi ajustada para 550 cavalos, sujeita ao balanceamento de performance (BoP) das competições.

Zeekr 7X será lançado oficialmente no Brasil em agosto

A Zeekr anunciou a chegada do modelo 7X ao mercado brasileiro. O SUV elétrico já está em pré-venda no país, mas o preço ainda não foi divulgado. Provavelmente o valor será revelado apenas no dia 14 de agosto, data oficial do lançamento. O modelo será comercializado exclusivamente na versão Flagship AWD, com tração integral e dois motores elétricos.

O sistema de baterias é fornecido pela CATL e possui capacidade de 100 kWh. A autonomia declarada é de 543 quilômetros no ciclo WLTP. A bateria conta com seis camadas de proteção, incluindo resfriamento ativo, isolamento térmico passivo e desligamento inteligente. O conjunto motriz entrega 646 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Pirelli lança pneu reciclado para a Jaguar Land Rover

A indústria automotiva passa por uma transformação significativa com o início da produção em série do primeiro pneu composto por mais de 70% de materiais de origem biológica e reciclados. A ação é liderada pela Pirelli, fabricante global de pneus, que anunciou a novidade em parceria com a montadora Jaguar Land Rover (JLR), iniciando a comercialização com modelos específicos para o Range Rover. O lançamento marca uma nova etapa no compromisso das empresas com práticas sustentáveis na mobilidade de alto padrão.

O produto desenvolvido é um P Zero, linha já reconhecida por incorporar as tecnologias mais recentes da marca. O novo pneu, fabricado com materiais certificados pelo FSC™ e verificados pela Bureau Veritas, estará disponível em rodas aro 22. O objetivo é unir desempenho em nível Ultra High Performance (UHP) com maior responsabilidade ambiental na escolha de insumos e processos industriais.

Cuide do carro e proteja quem você ama na estrada

Durante o recesso escolar de julho, milhares de brasileiros se preparam para viagens em família e entre amigos. Escolher o destino e organizar roteiros são tarefas habituais, mas a revisão do carro deve ocupar o mesmo grau de prioridade. De acordo com especialistas, esse cuidado evita riscos nas estradas e garante conformidade com exigências legais.

A ação preventiva envolve a checagem de sistemas de segurança e desempenho do veículo. As inspeções devem incluir itens como freios, pneus, lubrificação do motor, ar-condicionado e abastecimento adequado. “Contar com produtos originais de fábrica é essencial para manter a segurança e a confiança”, afirmou Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel.

Executivo brasileiro chega ao topo da gigante global Eaton

A Eaton oficializou a nomeação do brasileiro Paulo Ruiz como novo diretor executivo da companhia. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração e representa uma transição planejada após a aposentadoria de Craig Arnold, que ocupava o cargo desde junho de 2016 e atingiu o limite etário estabelecido pela empresa.

Ruiz, de 49 anos, é engenheiro elétrico formado pela FEI e possui mestrado pela Fundação Dom Cabral. Desde julho de 2022, ocupava o cargo de presidente e diretor de operações do Setor Industrial da Eaton, sendo responsável pelos negócios de Aeroespacial, Veículos, Mobilidade Elétrica, Filtração e Golf Pride, além de liderar operações nas regiões da Ásia-Pacífico, América Central e América do Sul.

Rede circular da Iveco e Octa inicia operação com foco em peças

No setor automotivo, uma iniciativa inédita promete reformular os processos logísticos e operacionais de peças por meio da economia circular. A Iveco, fabricante de veículos comerciais, e a Octa, empresa dedicada à gestão sustentável de componentes automotivos, formalizaram uma parceria estratégica visando integrar diferentes agentes da cadeia em uma plataforma homologada para peças de reposição NEXPRO Iveco.

Firmado em julho de 2025, o acordo tem como foco principal o desenvolvimento de uma rede conectada que abrange desde desmontes e operadores de frota até oficinas e concessionárias. O projeto será estruturado em quatro fases — estudo de viabilidade, prova de conceito, implementação e expansão — e será conduzido de forma digitalizada e rastreável, garantindo controle rigoroso em cada etapa. “Para a Iveco, sustentabilidade e inovação caminham juntas. Essa parceria com a Octa é estratégica para criarmos um modelo circular robusto que reduz impactos ambientais, gera eficiência operacional e novas oportunidades de negócios em toda a cadeia”, afirmou Bernardo Brandão, diretor geral de Customer Services da Iveco para a América Latina.

Axalta lança programa de formação nacional para repintura automotiva

A expansão da capacitação profissional na repintura automotiva ganhou novo impulso com o lançamento do Axalta Academy no Brasil. A plataforma, desenvolvida pela Axalta Coating Systems, iniciou sua operação nacional neste semestre com o objetivo de formar pintores, técnicos e gestores em práticas que promovem eficiência e padronização no setor.

Com acesso presencial e remoto a treinamentos específicos sobre processos e produtos, o programa tem como foco suprir as necessidades das oficinas e elevar a qualidade dos serviços. Os cursos são realizados no Centro de Repintura Automotiva (CRA), em distribuidores parceiros e em ambiente online, com aulas ao vivo e gravadas disponíveis em todo o território nacional.

CLA Shooting Brake elétrico terá 761 quilômetros de autonomia e espaço para família

Poucas semanas após a estreia global da nova geração do CLA, a Mercedes-Benz confirmou a introdução da versão Shooting Brake, agora elétrica, que será comercializada na Europa a partir de março de 2026. O modelo representa a continuidade da estratégia da marca de ampliar a oferta de carros elétricos em diferentes segmentos e formatos. A decisão acompanha o avanço de tecnologias que viabilizam maior autonomia e velocidade de carregamento.

A montadora alemã sediada em Stuttgart apresentou o CLA Shooting Brake como parte de uma nova família de veículos construída sobre a arquitetura modular MMA. O projeto tem como objetivo atender consumidores que buscam versatilidade de espaço sem abrir mão do desempenho e da eficiência energética. “O novo CLA Shooting Brake é projetado para quem aprecia a dinâmica de um veículo esportivo, mas não quer abrir mão de espaço e praticidade no dia a dia”, afirmou Mathias Geisen, membro do conselho da Mercedes-Benz Group AG.

Boreal desafia Compass e Corolla Cross com produção nacional

A Renault apresentou oficialmente o Boreal, seu novo SUV médio. O modelo marca o início de uma nova fase da montadora francesa no Brasil e será produzido localmente para abastecer 17 países da América Latina. A ação integra o plano estratégico International Game Plan 2024–2027, que prevê o lançamento de oito veículos fora da Europa até 2027.

Com motorização 1.3 TCe turbo flex de 163 cavalos de potência e câmbio automático de dupla embreagem com seis marchas, o Boreal foi desenvolvido sobre a plataforma modular RGMP. O modelo será lançado oficialmente no mercado brasileiro no final de 2025, com preços ainda não divulgados. A expectativa é que o SUV seja competitivo frente aos principais rivais do segmento, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

O lançamento do Boreal reforça a estratégia da Renault de ampliar sua presença em mercados fora da Europa. Segundo Fabrice Cambolive, CEO global da Renault, “o Boreal é um pilar central da nossa ofensiva internacional. Ele representa nossa ambição de crescer com produtos adaptados às necessidades locais”. A produção também ocorrerá na planta de Bursa, na Turquia, para atender 54 outros mercados, incluindo Europa Oriental, Oriente Médio e países do Mediterrâneo.

BMW Individual libera personalização sob encomenda para o M3

Na contramão da crescente automação presente nas linhas de produção do BMW Group, um setor específico da fábrica de Munique se destaca por manter um ritmo distinto e menos industrial. Este espaço abriga o programa BMW Individual, onde a produção segue métodos personalizados e com significativa intervenção manual. O foco é atender a encomendas de pinturas especiais para o modelo BMW M3, que passam a ser disponibilizadas a partir de julho, com previsão de entrega para janeiro de 2026.

O programa BMW Individual permite aos clientes selecionarem até 150 tonalidades diferentes para seus veículos. Cada pintura é aplicada fora da linha principal de produção, utilizando técnicas específicas de acabamento e processos que incluem mais etapas manuais. O objetivo é oferecer uma alternativa de personalização alinhada às preferências particulares de cada comprador, sem comprometer os padrões técnicos da fabricante.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Sérgio Dias é jornalista, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. Desde 2020 é um dos “Top 25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva” do Brasil, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, sendo que em 2023 foi o quarto mais admirado.