Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Empresa aposta em tecnologia e personalização para atender demandas de alta severidade

Fonte: Sérgio Dias

Implementos da Librelato ganham destaque em operacoes florestais agricolas e industriais Divulgacao 2

O segmento Fora de Estrada é o novo foco estratégico da Librelato, fabricante de implementos rodoviários, que intensificou sua atuação nesse mercado com soluções voltadas para operações de alta severidade. Por meio de investimentos em engenharia, tecnologia e personalização de equipamentos, a iniciativa busca consolidar a marca como referência no transporte de cargas especiais, como madeira, cavaco, cana-de-açúcar, máquinas e cargas indivisíveis.

Empresa aposta em tecnologia e personalização para atender demandas de alta severidade

Implementos da Librelato ganham destaque em operacoes florestais agricolas e industriais Divulgacao 1

[Continua depois da Publicidade]

Segundo João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da empresa, os produtos são testados diariamente em condições extremas. “Nossos produtos são validados diariamente em operações de regime pesado. A experiência acumulada e fortes investimentos em alta tecnologia, bem como materiais mais resistentes, nos permite oferecer soluções que atendam às demandas de nossos clientes nas mais variadas operações”, afirma.

A empresa desenvolve linhas específicas para os segmentos Florestal, Cavaqueira, Canavieiro e Carrega Tudo. Cada linha é projetada conforme as exigências operacionais, com atenção ao tipo de terreno, infraestrutura local e características da carga. A Librelato investe em pesquisa e testes para garantir a robustez dos implementos, com configurações como Reboque, Bitrem, Tritrem e Hexatrem, este último com a maior capacidade volumétrica do mercado.

[Continua depois da Publicidade]

A linha Florestal considera as particularidades regionais, como o tipo de floresta e os desafios logísticos. Os conjuntos podem incluir até seis fueiros por composição, assegurando estabilidade e produtividade. A Librelato figura entre os maiores fabricantes do segmento florestal no Brasil, lidera no Paraguai e ocupa a segunda posição em emplacamentos no Uruguai.

Na linha Cavaqueira, voltada ao transporte de cavacos de madeira, o destaque é o Semirreboque Cavaqueira Evolut, com diferentes configurações de eixos. O piso móvel acelera o carregamento e descarregamento, e os sistemas de enlonamento — manuais ou elétricos — aumentam a segurança operacional. A empresa aposta nessa linha para ampliar sua participação no setor de biomassa e energia renovável.

Implementos da Librelato ganham destaque em operações florestais, agrícolas e industriais

Implementos da Librelato ganham destaque em operacoes florestais agricolas e industriais Divulgacao 3

O Rodotrem Canavieiro Evolut, com seis eixos, é o principal modelo da linha Canavieira, voltada ao escoamento da cana-de-açúcar. Projetado para áreas rurais com alto índice de desgaste, o equipamento reforça a presença da Librelato junto a grandes usinas e operadores logísticos.

A linha Carrega Tudo atende ao transporte de máquinas pesadas e cargas indivisíveis. Os modelos planos e rebaixados, com até seis eixos, incluem versões com pescoço removível, que facilitam o embarque de grandes máquinas ao reduzir o ângulo de acesso. Essa solução é aplicada em operações de infraestrutura, construção civil e mineração.

“Cada operação tem suas particularidades, e nossa equipe técnica atua lado a lado com os clientes, indo a campo para compreender de forma profunda suas reais necessidades e projetar a solução ideal”, complementa João Librelato.

A estratégia da empresa para o segmento Fora de Estrada visa ampliar sua atuação no Brasil e consolidar presença na América do Sul. A credibilidade construída em operações complexas sustenta a expansão internacional, com foco em equipamentos de alta performance.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Sérgio Dias é jornalista, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. Desde 2020 é um dos “Top 25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva” do Brasil, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, sendo que em 2023 foi o quarto mais admirado.