Honda City Sedan segue como boa opção do segmento

Modelo segue sem opção de motor, mas agrada com seu design, segurança e tecnologia

Fonte: Sergio Dias

Honda City Sedan segue como boa opcao do segmento Sergio Dias 12

Embora os olhos do consumidor nos últimos anos esteja muito mais nos SUVs, o segmento dos sedãs compactos tem mostrado uma evolução significativa, com modelos cada vez mais eficientes, como o Honda City Sedã 2024, que o CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar durante a última semana.

A linha Honda City Sedan 2024 é oferecida em três versões: EX, EXL e Touring, tendo pequenas mudanças no design, mas mantendo o gigante desafio de seguir atendendo o seu público e, talvez o mais difícil, atender os órfãos do Civic.

As vendas do Honda City Sedan foram positivas em 2022, quando saiu da décima posição do ano anterior e fechou como o quinto modelo do segmento mais emplacado

Honda City Sedan segue como boa opcao do segmento Sergio Dias 17

As vendas do sedã foram positivas em 2022, quando saiu da décima posição do ano anterior e fechou como o quinto modelo do segmento mais emplacado, com 22,1 mil unidades, atrás apenas dos Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Volkswagen Voyage e Hyundai HB20S – a frente dos concorrentes Toyota Yaris e Volkswagen Virtus.

[Continua depois da Publicidade]

Nesse ano, até o mês de outubro o modelo caiu para a sexta posição com apenas 10 mil unidades emplacadas, bem atrás do Toyota Yaris com 16,1 mil e Volkswagen Virtus com 21 mil. Os líderes do segmento são o Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e fechando o pódio ao Hyundai HB20S.

Talvez a falta de opção de uma motorização turbo esteja impactando as vendas da linha Honda City Sedan. Não que o motor flex aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos independente do combustível seja ruim, pelo contrário.

O câmbio CVT também equipa todas as versões do Honda City Sedan, assim como a simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante

Honda City Sedan segue como boa opcao do segmento Sergio Dias 4

O câmbio CVT também equipa todas as versões, assim como a simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante e faz o modelo rodar na cidade 9,2 km/l com etanol e 13,1 km/l com gasolina e na estrada de 10,5 km/l com etanol e 15,2 km/l com gasolina, de acordo com o PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem.

Com carroceria longa, larga e baixa o Honda City Sedan tem faróis e lanternas de LED, com layout de aspecto high-tech. Na versão Touring, os faróis são full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED.

As demais versões contam com DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.

As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos estão mais recuados em relação as outras gerações, e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão.

No interior, todas as versões do Honda City Sedan são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações

Honda City Sedan segue como boa opcao do segmento Sergio Dias 3

No interior, todas as versões são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.

Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.

[Continua depois da Publicidade]

A partir da versão EXL, estão disponíveis também sensores de estacionamento traseiros, bancos revestidos em couro, painel digital TFT de oito polegadas multiconfigurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave. A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e espelho retrovisor fotocrômico.

Pessoas de elevada estatura viajam confortavelmente no banco traseiro, ainda que, na dianteira, também estejam dois adultos altos. O porta-malas, com volume de 519 litros, está acima da média do segmento.

A linha Honda City Sedané equipada com o SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca

Honda City Sedan segue como boa opcao do segmento Sergio Dias 5

A linha Honda City Sedané equipada com o SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista da marca. Baseado nas imagens captadas por uma câmera de visão ampla e de longa distância, instalada na parte central e superior do para-brisa, tem funções de ACC – Controle de cruzeiro adaptativo, CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa, RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista e AHB – Ajuste automático de farol.

Além disso, todas as versões contam outros dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência (ESS), seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva ACE, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão, entre outros.

O LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, por meio de uma câmera localizada no espelho retrovisor do lado do passageiro, está disponível nas versões EXL e Touring.

As cores disponíveis para o modelo são: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, o couro será preto.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Toyota atinge produção global de 300 milhões de carros

Após 88 anos e dois meses de produção a TMC – Toyota Motor Corporation atingiu a marca de 300 milhões de carros produzidos globalmente, incluindo os números de produção de setembro de 2023.

Desse total, 180,52 milhões foram produzidos no Japão e 119,6 milhões em plantas espalhadas pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. O modelo com maior produção é o Corolla, com a família alcançando 53,399 milhões desde o seu lançamento.

Mercedes-Benz amplia portfólio de elétricos no Brasil com o EQE 300 SUV

A Mercedes-Benz inicia no Brasil a comercialização do elétrico EQE 300 SUV com preço a partir de R$ 698.900,00. O modelo é equipado com um motor elétrico de 245 cavalos de potência no eixo traseiro e tem autonomia de 367 quilômetros.

Para recuperar energia, o condutor não precisa pressionar o pedal de freio, pois é possível dirigir com apenas um pedal. Graças ao ECO Assist, o EQE 300 SUV também desacelera automaticamente até parar quando detecta veículos à frente, por exemplo, em semáforos.

Honda confirma a Sahara 300 no mercado brasileiro ainda nesse mês de novembro

A Honda confirma a chegada de um importante lançamento para o mercado brasileiro em 2023: trata-se da Sahara 300, um novo modelo para o segmento trail que mescla um nome de grande sucesso do passado à relevantes inovações técnicas e de design.

A Sahara 300 é uma motocicleta cujo conceito prevê a utilização multiuso. É genuína herdeira de modelos que, desde o início dos anos 1980, ocuparam um lugar muito importante no lineup da marca no Brasil, tais como a XL 250R, XLX 350R, a NX 350 Sahara, da qual resgata o nome, e, mais recentemente, a XRE 300.

Ford estreia no Rali Dakar 2024 com a Ranger Raptor T1+

A Ford confirmou que vai disputar pela primeira vez o Rali Dakar em 2024 com a Ranger Raptor T1+, versão especial da picape.

O modelo foi construído pela Ford Performance junto com a M-Sport e a Neil Wooldridge Motorsport (NWM), seus parceiros de longa data, para atender os regulamentos da classe T1+ do Dakar, que no próximo ano será realizado na Arábia Saudita, de 5 a 19 de janeiro de 2024.

Volkswagen ID. Buzz entra no serviço VW Sign & Drive

A Volkswagen do Brasil anuncia a chegada do ID. Buzz, modelo elétrico e já popularmente conhecido como “nova Kombi”, apenas pelo programa de assinatura VW Sign&Drive, com franquia de até 3.100 quilômetros e preço a partir de R$ 12.990,00 por mês.

Sua chegada coroa a comemoração dos 70 anos da Volkswagen no Brasil, por isso, sua versão Pro chega em lote limitado especial com 70 unidades nas cores metálicas Azul Starlight e a tradicional “saia e blusa” Branco Candy & Amarelo Pomelo.

John Deere lança no Brasil a retroescavadeira 310 P

A John Deere traz ao mercado brasileiro a retroescavadeira 310 P, com motor eletrônico que oferece potência, conforto e tecnologia.

Com performance aprimorada, seu ciclo de carregamento de caminhão está cerca de 3% mais rápido. Além disso, o motor eletrônico de 4.5 L proporciona uma resposta ainda melhor com uma redução de combustível de 11%.

Audi lança no Brasil série especial dos novos Q3 e Q3 Sportback

A Audi anuncia o lançamento no mercado brasileiro da série especial Anniversary Edition dos novos Q3 e Q3 Sportback.

Com motorização turbo de 231 cavalos, a versão é limitada a apenas 100 unidades, é baseada na top de linha Performance Black, tem preço a partir de R$ 372.990,00 e foi projetada em comemoração ao primeiro ano de produção do modelo na fábrica da marca em São José dos Pinhais, Paraná.

Sérgio Dias é jornalista, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. Desde 2020 é um dos “Top 25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva” do Brasil, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, sendo que em 2023 foi o quarto mais admirado.