Conheça os sedãs compactos que andamos em 2023

Principais modelos passaram pela nossa garagem durante o último ano

Fonte: Sérgio Dias

Conheca os sedas compactos que andamos em 2023 Honda City Sergio Dias 3

Durante o ano de 2023 o CenárioMT teve a oportunidade de conhecer e avaliar 61 veículos de todos os segmentos, desde motocicleta até caminhão extrapesado, passando por carros de passeio e vans. Vamos aproveitar a primeira coluna de 2024 para falar um pouco mais sobre o segmento dos sedãs compactos.

Os oito sedãs compactos mais emplacados em 2023 foram: Chevrolet Onix Plus (74,9 mil); Fiat Cronos (50,8 mil); Hyundai HB20S (30,3 mil); Volkswagen Virtus (27,1 mil); Toyota Yaris (20,6 mil); Honda City (11,8 mil); Nissan Versa (8,9 mil); e Renault Logan (4,6 mil).

Abaixo você confere mais informações sobre os modelos que conhecemos e avaliamos por ordem de emplacamentos em 2023, começando, portanto, com o Chevrolet Onix Plus e na sequência Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus, Honda City e Nissan Versa – não conseguimos conhecer e avaliar os Toyota Yaris e Renault Logan em 2023.

Chevrolet Onix Plus

[Continua depois da Publicidade]

A linha Chevrolet Onix Plus e oferecida em seis versões, com opções de motorização 1.0 aspirado com até 82 cavalos e transmissão manual ou motor 1.0 turbo com até 116 cavalos e opções de transmissão manual ou automática.

No design, a grade tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.

A linha Chevrolet Onix Plus e oferecida em seis versões

Conheca os sedas compactos que andamos em 2023 Chevrolet Onix Plus Divulgacao 1

O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Na traseira o Chevrolet Onix Plus conta com lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta-malas.

O compartimento de bagagem, em razão das dobradiças fixadas nas extremidades da tampa, permite a acomodação de objetos mais largos e um total de 469 litros.

Internamente, o volante tem um desenho que melhora a empunhadura, além de regulagens de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade.

O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros de fácil leitura com molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. O sistema multimídia flutuante otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas.

Fiat Cronos

Um destaque negativo do Fiat Cronos é que ela segue sem a opção de motorização turbo. A linha 2024 pode ser equipada com o motor Firefly 1.0, que em conjunto com a transmissão manual de cinco velocidades entrega até 75 cavalos de potência.

A outra motorização é a 1.3 Firefly de até 107 cavalos de potência e opções de transmissão manual e automática tipo CVT com sete velocidades simuladas, que oferece os modelos de condução AUTOMÁTICO, MANUAL e SPORT.

[Continua depois da Publicidade]

O interior da linha Fiat Cronos conta com a opção em couro no tom Espresso Brown

Conheca os sedas compactos que andamos em 2023 Fiat Cronos Sergio Dias 2

A linha Fiat Cronos 2024 conta com grade frontal que apresenta uma colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao visual, além de opções de rodas e calotas para todas as versões.

Seu interior conta com a opção em couro no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas, deixando o modelo mais sofisticado e aconchegante. O volante passou por atualizações em todas as versões desde a linha anterior e segue a linha adotada em outros modelos da marca.

Hyundai HB20S

A linha Hyundai HB20S 2024 é oferecida em seis versões, algumas equipadas com motor Kappa 1.0 aspirado flex, transmissão manual de cinco velocidades e potência de 80 cavalos e outras com motor turbo Kappa 1.0 TGDI flex, transmissão automática de seis velocidades e potência de 120 cavalos.

Na dianteira a grade conta com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e opção em LED, para-choque que abriga as luzes de seta e para-lamas e capô mais horizontais.

A traseira traz lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado. Destaque para a harmonia entre o para-choque, as lanternas traseiras em LED, as luzes de seta e de ré posicionadas na lanterna e o design da tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 16” contam com acabamento diamantado e vêm com design específico.

O sedã conta com o sistema Hyundai Bluelink, central multimídia blueMedia, que traz tela de oito polegadas

Conheca os sedas compactos que andamos em 2023 Hyundai HB20S Sergio Dias 3

O sedã conta com o sistema Hyundai Bluelink, central multimídia blueMedia, que traz tela de oito polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple Car Play e botão para acionamento do comando de voz no volante.

Também estão disponíveis alavancas para troca de marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente em situações de parada no trânsito para reduzir o consumo de combustível e as emissões.

Todas as versões da linha Hyundai HB20S 2024 contam com seis airbags, com destaque para os de cortina laterais. Também fazem parte da lista padrão: freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).

Volkswagen Virtus

Todas as versões da linha Volkswagen Virtus 2024 são equipadas com motor turbo flex: 170 TSI com transmissão manual e automática e até 116 cavalos de potência; 200 TSI com transmissão automática e até 128 cavalos de potência; e 250 TSI com transmissão automática e até 150 cavalos de potência.

As versões contam com um conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série. A traseira também conta com lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da marca.

Todas as versões da linha Volkswagen Virtus receberam rodas renovadas

Conheca os sedas compactos que andamos em 2023 Volkswagen Virtus Sergio Dias 3

Todas as versões receberam rodas renovadas. No interior o painel conta com revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital da linha Virtus 2024.

O pacote de assistências ao motorista conta com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da função frenagem de manobra, seis airbags, detector de fadiga, entre outros.

Honda City

A linha Honda City Sedan 2024 é oferecida em três versões, todas equipadas com motor flex aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos – como o Fiat Cronos, não tem opção de motor turbo. O câmbio CVT também equipa todas as versões, assim como a simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante.

Com carroceria longa, larga e baixa o Honda City Sedan tem faróis e lanternas de LED, com layout de aspecto high-tech. Podem ter, dependendo da versão, faróis full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED ou DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.

As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos estão mais recuados em relação as outras gerações, e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão.

No interior do Honda City todas as versões são equipadas com um painel amplo

Conheca os sedas compactos que andamos em 2023 Honda City Sergio Dias 1

No interior, todas as versões são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.

Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.

Nissan Versa

A linha Nissan Versa 2024 é importada do México e oferecida em três versões, todas equipadas com motor 1.6 16V Flex e transmissão Xtronic CVT, que entregam até 113 cavalos de potência – também não tem a opção de motor turbo.

No design a linha Nissan Versa 2024 traz uma nova frente ‘V-motion’, além do para-choque redesenhado. O sedã também conta com o novo logotipo da Nissan na frente e na traseira. Todas as versões são equipadas com bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e vidros com acionamento elétrico.

No design a linha Nissan Versa 2024 traz uma nova frente ‘V-motion’, além do para-choque redesenhado

Conheca os sedas compactos que andamos em 2023 Nissan Versa Sergio Dias 3

A tem uma das cabines mais espaçosas e confortáveis do segmento. O espaço para joelhos e distância para ombros entram nessa fórmula de conforto. Acessar o habitáculo não é problema porque o amplo vão de abertura das portas facilita a entrada e a saída do veículo.

O motorista tem ainda um novo ajuste de altura do banco, que deixa a posição mais elevada em relação ao modelo anterior. O porta-malas oferece 460 litros de capacidade, com fácil acesso devido à altura menor em relação ao solo. A tampa pode ser destravada de três formas: pela chave, pela alavanca interna e apertando o botão do porta-malas.

Além do amplo espaço para bagagens em seu porta-malas, o sedã ainda tem 18 porta-objetos para acomodar pequenos objetos de uso do dia a dia e, assim, atender quem vai nos assentos dianteiros e traseiro.

Sérgio Dias é jornalista, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. Desde 2020 é um dos “Top 25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva” do Brasil, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, sendo que em 2023 foi o quarto mais admirado.