A Nova Rota do Oeste aumentará o ritmo das obras de duplicação da BR-163/MT no trecho entre Sorriso e Sinop, do km 758 ao 812. Além dos trabalhos diurnos, a partir de segunda-feira (25), uma equipe adicional atuará no período noturno, das 19h às 3h, acelerando o cronograma de entrega das obras.
Segurança e cronograma de obras
De acordo com Jhonatan Van der Sand, gerente de Obras da Nova Rota, os trabalhos de duplicação acontecem paralelos à pista principal, sem interdição da rodovia. Para garantir a segurança de todos, a Concessionária reforçará a sinalização e utilizará iluminação noturna, especialmente nas frentes de terraplenagem e pavimentação, aproveitando o período de estiagem para avançar com maior rapidez.
Estratégia noturna para acelerar entregas
As frentes noturnas já fazem parte da estratégia da Concessionária. Desde maio, com o fim do período chuvoso, as obras passaram a ser realizadas em horário estendido, incluindo um terceiro turno. Além disso, equipes atuaram durante a noite no trecho urbano de Sinop, na recuperação profunda da pista principal e das vias marginais, reduzindo impactos no tráfego intenso durante o dia e permitindo maior celeridade na conclusão dos serviços.
Investimentos e avanços na duplicação
A duplicação da BR-163 foi retomada após o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumir a gestão da concessão e realizar os investimentos necessários. Atualmente, oito contratos de duplicação estão em andamento simultaneamente, visando agilizar as entregas. Até o momento, já foram concluídos 100 km de pistas duplicadas.
Impactos para usuários e economia local
Com a ampliação do período de obras, a previsão é de menor interferência no tráfego diário e maior eficiência na entrega do projeto de duplicação, que é estratégico para o transporte de cargas no estado, beneficiando especialmente a logística do agronegócio e a mobilidade entre Sorriso e Sinop.