Vendas de milho da safra 2023/24 chegam a 99,17% e valorização impulsiona negociações da próxima temporada

Fonte: CenarioMT

A comercialização de milho da safra 2023/24 avançou lentamente em abril, atingindo 99,17% da produção total, com incremento mensal de apenas 0,24 ponto percentual. O ritmo, próximo da conclusão, reflete o encerramento de um ciclo que se manteve dinâmico ao longo dos últimos meses.

Para a safra 2024/25, as negociações ganharam força e alcançaram 45,04% da produção estimada, crescimento mensal de 4,73 pontos percentuais. O aumento foi impulsionado pela valorização de 2,28% no preço médio, que chegou a R$ 47,71 por saca.

[Continua depois da Publicidade]

A melhora nos preços também incentivou vendas antecipadas da safra 2025/26, cujas comercializações somaram 3,81% da produção prevista — avanço de 2,13 pontos percentuais em relação a março — com o preço médio subindo 6,03%, para R$ 46,09 por saca.

A tendência de alta nos preços tem estimulado os produtores a antecipar contratos futuros, buscando garantir margens diante da instabilidade do mercado e dos custos de produção.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT