Tilápia mantém queda nos preços em agosto, mas oferta mais restrita pode sinalizar mudança no mercado

Fonte: CenarioMT

A tilápia se manteve na liderança da espécie mais exportada (Foto: Jefferson Christofoletti)

O mercado da tilápia encerrou agosto em queda, em meio a uma demanda ainda enfraquecida, segundo levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Apesar do recuo, analistas destacam que o cenário já apresenta sinais de possível inflexão, com a oferta de animais diminuindo e prevalecendo no mercado peixes mais leves, o que pode alterar o equilíbrio entre produção e consumo nos próximos meses.

Na última semana do mês, inclusive, houve uma reação pontual das cotações, mas a valorização não foi suficiente para mudar o desempenho médio de agosto, que seguiu em retração. O movimento reflete não apenas o consumo interno mais contido, mas também as dificuldades no comércio externo.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) analisados pelo Cepea, as exportações brasileiras de tilápia registraram uma queda acentuada, totalizando 797 toneladas em agosto. O volume representa retração de 40,6% em relação a julho e de 41,3% frente ao mesmo período do ano passado.

Para os especialistas, o enfraquecimento simultâneo da demanda interna e externa tem pressionado os preços, mas a redução da oferta pode abrir espaço para uma recomposição das cotações, caso o consumo volte a ganhar força no último trimestre do ano, período em que o pescado costuma ganhar maior espaço nas mesas brasileiras.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT