Trinta Agtechs do estado de São Paulo conheceram um pouco mais sobre os centros de pesquisa da Embrapa de São Carlos. O SpeedAgro, realizado pelo Sebrae-SP, passou pela Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, nesta quarta-feira, 12 de novembro. A iniciativa, segundo o gestor de inovação do Sebrae São Carlos, Ícaro Tiberti, é formar um espaço de interação entre as empresas e a Embrapa Pecuária Sudeste e a Embrapa Instrumentação.
Tiberti conta que o Speed Agro é um programa de fortalecimento, focado em startups que oferecem soluções tecnológicas para o agronegócio. Envolva uma trilha de prosperidade para ajudar as empresas a ganhar escala, além de ações de acesso ao mercado, como visitas a feiras e eventos. Ele destaca que uma visita à Embrapa busca fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores e permitir que as startups conheçam a expertise da instituição.
Em fevereiro, outro grupo participou da edição 2024/2025. De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, desde então, articula-se uma parceria com uma dessas empresas para o desenvolvimento de um sistema de gestão. Segundo Bernardi, o estabelecimento de parcerias é o principal objetivo dessas visitas. O pesquisador explica que a Embrapa possui sistemas agropecuários de alta eficiência e quer agregar novas tecnologias e soluções inovadoras trazidas pelas startups.
O analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Carlos Renato Marmo, acredita que essa interação é uma oportunidade para a Embrapa abrir portas para parcerias e para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Marmo enfatiza que as startups podem ajudar a suprir lacunas e levar soluções tecnológicas e produtos para o mercado. Ele diz que a colaboração é necessária para o avanço da inovação no setor.
Além das apresentações, o grupo de startups viu na prática sistemas integrados de produção e o funcionamento de uma ordem voluntária robotizada.













