21 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 19 janeiro, 2021
Início CENÁRIO AGRO Sema abre inscrições para reunião pública virtual do Plano das Bacias do...

Sema abre inscrições para reunião pública virtual do Plano das Bacias do Alto Paraguai

O primeiro Plano de Bacias do Estado abrange a região das Bacias do Rio Sepotuba, Cabaçal e Paraguai. O projeto está na fase para apresentação do prognóstico
Por CenárioMT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está com inscrições abertas para a reunião pública virtual do Plano Integrado de Bacias Hidrográficas das Unidades de Planejamento e Gerenciamento Alto Paraguai Médio e Alto Paraguai Superior.

A reunião online será no dia 9 de novembro, das 8h30 às 12h. As inscrições podem ser realizadas pelo link 

O primeiro Plano de Bacias do Estado abrange a região da Bacia do Rio Sepotuba, Bacia Cabaçal e Bacia Paraguai. O projeto está na fase de apresentação do prognóstico, que é a fase de construção de cenários que definirão metas, diretrizes e estratégias de ações. O que torna muito importante a participação e contribuições dos moradores da região.

A Reunião Pública será organizada pela Coordenadoria de Ordenamento Hídrico e realizada de forma virtual pela plataforma zoom e transmitida ao vivo pelo YouTube no canal da Sema. A sociedade pode contribuir via formulário que estará disponível no YouTube no período de 8h30 da manhã do dia 9 até 17h do dia 11 de novembro.

O Plano de Bacias Hidrográficas é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos. Trata-se de um documento norteador de planejamento e gestão que de forma integrada e participativa, fortalece o sistema de recursos hídricos, oferecendo ferramentas que permitam garantir o uso múltiplo, racional e sustentável da água.

O Plano está organizado em cinco etapas: Diagnóstico, Prognóstico, Plano de Ações, Manual Operativo e Enquadramento de Corpos d’água.

Para a consolidação de cada etapa é necessária uma reunião pública na região de abrangência do projeto, que está sendo financiado com recursos do PROGESTàO/ANA (Agência Nacional de Águas) e executado através de um termo de colaboração entre SEMA e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/UNISELVA).



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas