Rio Grande do Sul enfrenta problemas no Agro

Fonte: com Fecoagro e Notícias Agrícolas

Escassez de chuvas ameaça safra da soja em Mato Grosso e demais regiões produtoras

O estado já tem perdas de até 80% no milho e 40% na soja, aponta Fecoagro/RS

[Continua depois da Publicidade]

Pelo segundo ano consecutivo o Rio Grande do Sul enfrenta estiagem que afeta o desenvolvimento das culturas de verão como soja e milho. Até este momento, as perdas médias do milho estão em 53% enquanto as da soja estão em 16%.

  • Com leve melhora em Mato Grosso, colheita de soja vai a 1,8% no Brasil, diz AgRural

Segundo o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, a região das Missões, na divisa com a Argentina, é a que mais sofre com a seca, enquanto outras estão se desenvolvendo melhores. No levantamento das cooperativas, as perdas do milho vão de 20 a 80% e as da soja vão de 0 a 40%.

[Continua depois da Publicidade]

A liderança destaca ainda que, no ano passado, apesar da estiagem ser maior, os produtores estavam mais capitalizados, tinham custos de produção menores e tiveram mais cobertura de seguro. Já para esta temporada, descapitalizados com as últimas perdas, com custos de produção maiores e com seguradoras mais receosas em cobrir as lavouras, a situação dos produtores é mais preocupante.

A Fecoagro, juntamente com outras entidades do setor, está em contato com as lideranças governamentais para buscar soluções que possam mitigar os problemas dos produtores gaúchos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .