Recorde de esmagamento de soja em Mato Grosso reflete alta demanda por biodiesel e farelo

Fonte: CenarioMT

Foto - MAPA

Mato Grosso alcançou em 2024 um marco histórico no processamento de soja, com as esmagadoras do estado registrando 12,54 milhões de toneladas processadas. Esse volume representa um crescimento de 6,64% em relação a 2023, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

O resultado foi impulsionado principalmente pela crescente demanda por óleo de soja, que ganhou força com o aumento da mistura de biodiesel no diesel, de 12% para 14%, implementado em março de 2024. Além disso, o farelo de soja registrou maior procura no mercado internacional, contribuindo para o desempenho positivo das indústrias do setor.

[Continua depois da Publicidade]

O cenário promissor deve continuar em 2025, com o IMEA projetando um esmagamento de 12,77 milhões de toneladas em Mato Grosso. A expectativa reflete a continuidade da demanda robusta por produtos derivados da soja, tanto no mercado interno quanto externo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT