O projeto PiauiPec iniciou suas atividades neste mês de outubro com a realização da palestra “Produção leiteira no Brasil: Desafios e perspectivas”, realizada no dia 09, no auditório da instituição, em Teresina – PI. Nos dias que antecederam a palestra, a equipe também participou de reuniões com parceiros do ´projeto para articular a condução das demais atividades.
A palestra foi apresentada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite Samuel Magalhães Oliveira, que é engenheiro agrônomo e doutor em Economia. Ele levou aos dados de produção do Brasil, à variação dessa produção nos últimos anos, e também à produtividade dos rebanhos, dos animais que estão sendo ordenados. “Mostramos também a variação disso nos dez anos, aonde se concentra a produção de leite, quais são as principais bacias produtoras do leite do Brasil, o que é interessante, nós temos 15 bacias principais no Brasil, e essas, cinco estão aqui na região Nordeste, uma próxima aqui do Piauí, que é a última bacia do sertão de Pernambuco, uma grande região produtora muito próxima aqui do estado Piauí”, acrescenta.
O pesquisador destaca que esses dados levantados até o momento irão contribuir para a compreensão da realidade da produção de leite no Nordeste, principalmente no Piauí. “Precisamos conhecer o histórico da produção do leite no Piauí, quais são os prós e os contras, quais são os desafios, as oportunidades, tudo isso a gente precisa dessas informações e de outras também que nós vamos levantar, ainda no âmbito do projeto, pra poder fazer um bom trabalho de pesquisa” complementa.
Ainda sobre o levantamento de dados sobre a produção de leite, ele explica estar tendo uma grande movimentação, uma grande mudança nos sistemas de leite, além de uma intensificação da produção, com maior adoção de tecnologias, concentração da produção em algumas regiões, aumentando a competitividade do Brasil nessa área, reduzindo custos e ampliando a produção.
Sobre o projeto
O PiauíPec é uma iniciativa da Embrapa (Unidades Meio-Norte, Gado de Leite e Caprinos e Ovinos), que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).
O projeto tem como principal objetivo identificar, através da realização de diagnósticos, os principais entraves ao desenvolvimento das cadeias produtivas da bovinocultura leiteira e da ovinocaprinocultura no Estado do Piauí, resultando no oferecimento de subsídios para a formulação de desenvolvimento setorial para as cadeias produtivas, bem como a avaliação dos processos de adoção das tecnologias recomendadas pela Embrapa, fornecendo retroalimentar o sistema corporativo de inovação da pesquisa agropecuária a partir da prospecção de novas demandas tecnológicas.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Sérgio Vilela, coordenador do projeto, a iniciativa visa encontrar caminhos e soluções para o desenvolvimento dessas duas cadeias produtivas no Piauí. “Historicamente essas cadeias sofrem um processo de baixo desempenho no seu processo de desenvolvimento. Baixa produtividade, baixo nível de produção e um mercado muito amplo para esses produtos e a gente não consegue atender. Então, vamos estudar profundamente quais são os fatores que interferem nesse processo de desenvolvimento, que atrasam esse desenvolvimento, para podermos orientar o poder público para desenvolverem ações, políticas públicas para estimular o desenvolvimento dessas duas cadeias produtivas, que são geradoras de renda e de emprego”, explica, acrescentando que até o final de 2027 já um conjunto de recomendações e orientações para o governo ter uma atuação mais assertiva para viabilizar essas cadeias produtivas.