Preço dos ovos recua mais de 10% em maio, apesar de alerta para Influenza Aviária

Fonte: CenarioMT

foto de ovos-ovos
Gripe aviária pode baratear o preço dos ovos no Brasil; entenda por quê | Foto: Canva

O mês de maio tem sido marcado por uma forte queda nos preços dos ovos no mercado brasileiro, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). A retração ultrapassa 10% nesta parcial do mês, com as médias mensais atingindo os menores níveis desde janeiro de 2025 em todas as praças pesquisadas.

De acordo com o Cepea, a desvalorização está associada à redução da demanda e ao aumento da oferta em algumas regiões produtoras. O movimento de queda, portanto, não tem relação direta com o recente registro de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial localizada em Montenegro (RS), ocorrido na semana passada.

[Continua depois da Publicidade]

Embora colaboradores do Cepea estejam em alerta e manifestem preocupação com os possíveis desdobramentos da doença, o centro de pesquisas reforça que ainda é cedo para avaliar impactos concretos da IAAP sobre o mercado de ovos. Por ora, o cenário de baixa está sendo atribuído exclusivamente a fatores econômicos e de mercado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT