Preço do etanol se mantém em alta pela 4ª semana seguida em SP

Fonte: CenárioMT

etanol preco2
Foto: TVCA/ Reprodução

Os preços dos etanóis têm registrado alta nas últimas quatro semanas no mercado spot do estado de São Paulo. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), diversos fatores contribuem para essa elevação. A demanda pelo biocombustível está aquecida, tornando-o competitivo frente à gasolina C. Além disso, as usinas mantêm-se firmes nos valores pedidos em novos fechamentos, contribuindo para a sustentação das cotações.

Outro fator que influencia os preços é o elevado valor do açúcar no mercado internacional. Com o dólar em alta, há uma tendência das usinas direcionarem um maior volume de cana-de-açúcar para a produção de açúcar em detrimento do etanol, reduzindo a oferta do biocombustível e elevando seus preços.

Entre 1º e 5 de julho, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou em R$ 2,5337 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), um aumento de 2,72% em relação ao período anterior. O etanol anidro teve uma alta de 6,32%, com o Indicador a R$ 2,9077 por litro (líquido de PIS/Cofins).

Apesar dessas altas recentes, os preços atuais ainda estão abaixo dos registrados em anos anteriores. Os Indicadores CEPEA/ESALQ mensais de junho de 2024 para o etanol hidratado e anidro (considerando spot + contratos) foram os menores das últimas três safras para o período, em termos reais (deflacionados pelo IGP-M de junho).

Essa tendência de alta reflete um equilíbrio delicado entre oferta e demanda, influenciado por fatores econômicos e de mercado tanto a nível nacional quanto internacional.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.