Preço do arroz é o menor desde junho de 2020

Fonte: Assessoria

Levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que os preços do arroz em casca seguem em queda, com o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% de grãos inteiros, pagamento à vista) fechando o último dia 19 de setembro a R$ 61,89/saca de 50 kg, o menor valor desde junho de 2020.

Segundo o Centro de Pesquisas, a pressão está atrelada à baixa liquidez e à menor paridade de exportação, influenciada pela desvalorização do dólar frente ao Real.

[Continua depois da Publicidade]

Pesquisadores explicam que, nos últimos dias, parte dos agentes optou por se retirar temporariamente do mercado, aguardando maior estabilidade; aqueles que seguiram ativos realizaram operações pontuais – foi o caso sobretudo de produtores que precisavam levantar recursos para custear a semeadura da safra 2025/26.

Desmotivados pelo recuo nas cotações, produtores sinalizam diminuir consideravelmente a área de arroz nesta temporada, ainda conforme levantamento do Cepea.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: celsofnery@gmail.com .