O poder de compra do avicultor paulista frente aos principais insumos da atividade — milho e farelo de soja — atingiu, em outubro, o menor patamar desde janeiro de 2025, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
De acordo com o Cepea, embora o farelo de soja tenha registrado queda e o milho leve alta entre setembro e outubro, o fator determinante para a perda de poder de compra foi a forte desvalorização dos ovos, que reduziu a relação de troca entre a proteína e os insumos.
Os preços dos ovos FOB em Bastos (SP), principal polo produtor do país, caíram pelo segundo mês consecutivo, atingindo os menores valores desde novembro de 2024 (em termos reais, deflacionados pelo IGP-DI de setembro/25).
A média da caixa com 30 dúzias de ovos brancos ficou em R$ 139,92 em outubro, recuo de 3,6% frente a setembro. Já a média dos ovos vermelhos caiu 3,9%, para R$ 154,15 por caixa na mesma região.
Com a combinação de preços em baixa para a proteína e custos ainda elevados de alimentação, o cenário segue pressionando as margens dos produtores e limitando a capacidade de recuperação no curto prazo.













