Poder de compra de avicultores paulistas frente ao farelo é recorde

Fonte: Assessoria

O farelo é um dos derivados da soja

O poder de compra de avicultores paulistas frente ao farelo de soja – um dos principais insumos da atividade – atingiu recorde em outubro, considerando-se toda a série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, iniciada em julho de 2004.

Segundo o Centro de Pesquisas, esse resultado evidencia que, apesar dos desafios trazidos pelo caso de gripe aviária em maio deste ano em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, o setor avícola nacional se mostrou eficaz, cumprindo com excelência todos os protocolos exigidos pelo momento e garantindo uma recuperação rápida.

[Continua depois da Publicidade]

Cálculos do Cepea indicam que, em outubro, com a venda de um quilo de frango vivo no estado de São Paulo, foi possível adquirir 3,85 quilos de farelo, volume 10% superior ao de setembro e expressivos 49,3% acima do registrado em outubro/24, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI de setembro/25).

Pesquisadores explicam que esse cenário mais favorável ao avicultor está atrelado, sobretudo, à forte reação das cotações do frango vivo no mercado interno, que já operam em patamares pré-gripe aviária, e também à desvalorização do farelo de soja.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT