Oficina Territorial discute estratégias para a implementação do Plano Amazônia + Sustentável no Acre

O objetivo é reunir ações voltadas para a agropecuária sustentável e o ordenamento territorial

Fonte: CenarioMT

Com intuito de promover a integração de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território do Baixo Acre, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, nesta semana, em Rio Branco (AC), a Oficina do Plano Amazônia + Sustentável.

Durante o evento,  mais de 100 participantes, entre gestores públicos e privados e produtores rurais, puderam discutir o planejamento estratégico do território, validar as cadeias produtivas e iniciar o processo de elaboração de uma carteira de projetos para estruturação e implementação do plano nos sete municípios que compõem o território.

[Continua depois da Publicidade]

O plano, formulado pelo Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (Deflo/SDI) do Mapa junto às instituições parceiras, pretende promover a convergência de ações da agropecuária sustentável e o ordenamento territorial nos nove estados da Amazônia Legal.

De acordo com a secretária da SDI, Renata Miranda, “esse processo de construção coletiva do Amazônia+Sustentável, além de respeitar as especificidades regionais, vai permitir que os agricultores tenham acesso a programas que vão contribuir para o aumento da produtividade e renda, impactando diretamente na questão ambiental”.

[Continua depois da Publicidade]

Para o presidente da Cooperativa dos Agricultores e Pecuarista da Regional do Baixo Acre (Coopel) e produtor de leite, Ezequiel Rodrigues de Oliveira, “a iniciativa é muito importante porque estão ouvindo diretamente a base, o produtor rural, e não somente os técnicos”.

“Aqui a discussão acontece com a participação do produtor rural, das cooperativas, dos laticínios, das indústrias. Isso faz toda a diferença”, avaliou Ezequiel.

A Oficina, que teve o apoio da Secretaria de Agricultura do Acre e da Agência de Cooperação Alemã GIZ, reuniu representantes do Mapa, secretarias estaduais e municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Instituto de Defesa Agropecuária e Ambiental, Conab, Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac/Senar), Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura do Acre, Banco da Amazônia, Emater (AC), Embrapa Acre, Incra, Ibama, ICMBio, entre outras.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.