Oferta de confinamento de boi alonga escalas e pressiona valores da arroba

Fonte: Assessoria

(Foto: Reprodução)

Os preços do boi gordo encerraram setembro em queda. Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, ressaltam que esse cenário é atípico para o período, já que, geralmente, o mês é marcado pela oferta apertada de animais para abate e por cotações em alta.

Já em 2025, confinadores reforçaram os lotes de animais desde o início do ano, e as entregas programadas para setembro acabaram sendo suficientes para atender a demanda interna e também a externa, que se mantém bastante aquecida. Como resultado, levantamento do Cepea mostra que, em todas as regiões, as escalas foram alongadas e as cotações, pressionadas.

[Continua depois da Publicidade]

No acumulado de setembro, dentre as praças acompanhadas pelo Cpeea, a maior desvalorização do boi gordo foi observada justamente em Cuiabá, Mato Grosso, estado que, de longe, concentra o maior rebanho tanto de pasto quanto confinado. Nessa região, o preço da arroba caiu 4,5% ao longo de setembro. Em São Paulo, o Indicador CEPEA/ESALQ recuou 2,1%, encerrando o mês a R$ 304,10.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .