Monitoramento Agrícola: Clima impacta desenvolvimento das lavouras na safra 2024/25

Boletim de monitoramento aponta redução das chuvas em parte do país, mas condições ainda são favoráveis ao milho segunda safra

Fonte: Assessoria

Foto: Epagri/SC

O monitoramento dos cultivos de verão e inverno indica que as variações climáticas seguem influenciando diretamente o desenvolvimento das lavouras da safra 2024/25. O Boletim de Monitoramento Agrícola, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta semana, referente às condições observadas de 1º a 21 de maio, revela que não foram registradas precipitações significativas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, o que reduziu a umidade do solo nessas regiões. Apesar disso, os dados espectrais apontam condições favoráveis para o milho segunda safra nos principais estados produtores.

De acordo com o Boletim, na região do Matopiba, os volumes de chuva foram registrados apenas no início do mês, mas a umidade ainda disponível tem sido suficiente para sustentar o desenvolvimento das lavouras. No Tocantins, por exemplo, a redução das precipitações tem contribuído para a maturação do milho, cuja colheita está prevista para começar em junho, com boas perspectivas de produtividade. Já no Paraná, a irregularidade das chuvas prejudicou o potencial produtivo em diversas áreas.

[Continua depois da Publicidade]

Os maiores volumes de precipitação se concentraram na parte norte da Região Norte, no Rio Grande do Sul e na faixa leste do Nordeste, beneficiando o início do desenvolvimento do feijão e do milho terceira safra na região do Sealba. O índice da safra atual, durante a maior parte do ciclo, superou a média e os resultados da temporada anterior, reflexo do clima mais estável e do menor escalonamento no plantio. Atualmente, observa-se queda nesse índice devido à redução das chuvas e ao avanço da maturação das lavouras.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT