Ministro Carlos Fávaro encerra Projeto ConSIM 3 em Santa Catarina

O evento também marca o lançamento da plataforma digital e-SISBI 2.0, do Projeto SIMples AsSIM – Do pequeno para o Brasil, e a entrega de máquinas pelo Programa PROMAQ

Fonte: MAPA

Ministro Carlos Fávaro encerra Projeto ConSIM 3 em Santa Catarina
Ministro Carlos Fávaro encerra Projeto ConSIM 3 em Santa Catarina

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participa nesta quarta-feira (24), em Rio dos Cedros (SC), da cerimônia de encerramento da terceira edição do Projeto ConSIM e dos lançamentos da nova versão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (e-SISBI 2.0) e do Projeto SIMples AsSIM – Do pequeno para o Brasil, em parceria com o Sebrae.

O evento também contará com a entrega de máquinas e equipamentos do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que fortalece a produção local e moderniza as atividades agropecuárias em diversos municípios.

O Projeto ConSIM desempenhou papel estratégico na expansão da agroindústria brasileira, ao ampliar a adesão de municípios ao Sisbi-POA. O sistema permite que produtos de origem animal inspecionados em nível local possam ser comercializados em todo o território nacional, fortalecendo a agroindústria familiar, aumentando a renda dos produtores e garantindo mais alimentos seguros para a população.

O lançamento do e-Sisbi 2.0 potencializa ainda mais esses resultados. A nova plataforma digital moderniza e automatiza todo o processo de integração, do cadastro à análise, reduzindo prazos e garantindo maior eficiência na homologação de consórcios e municípios.

Durante o evento, também será apresentado o ‘Projeto SIMples AsSIM – Do pequeno para o Brasil’, fruto da parceria entre o Mapa e o Sebrae. A iniciativa apoia a formalização das agroindústrias de pequeno porte e fortalece os Serviços de Inspeção Municipal (SIM).

“Estamos falando de inclusão produtiva, de desenvolvimento territorial e da oportunidade de pequenos produtores chegarem às gôndolas de todo o País, com segurança e qualidade. É o Estado abrindo portas e garantindo competitividade para a pequena agroindústria”, destacou o ministro Fávaro.