23.4 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 16 maio, 2022
Publicidade
InícioCENÁRIO AGROMinistra participa da posse do diretor-geral do IICA e destaca papel dos...

Ministra participa da posse do diretor-geral do IICA e destaca papel dos países americanos como produtores e prestadores de serviços ambientais

O argentino Manuel Otero foi reeleito para um novo mandato entre 2022 e 2026
CenarioMT

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou da cerimônia de posse do diretor-Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, nesta segunda-feira (17). Enquanto presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), a ministra leu o ato de juramento de posse, que ocorreu de forma virtual.

O argentino Manuel Otero foi reeleito diretor-Geral do IICA, no âmbito da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2021. Ele terá um novo mandato entre 2022 e 2026 à frente do organismo internacional especializado em desenvolvimento agrícola e bem-estar rural.


--Continua depois da publicidade--

Após a leitura inicial, a ministra parabenizou a reeleição e destacou avanços dos últimos quatro anos como ações para contenção da Peste Suína Africana e adoção de princípios comuns pelos países das Américas, levados à Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas, em setembro passado.

Já, para os anos seguintes de gestão, Tereza Cristina destacou o trabalho conjunto do IICA como a “Casa da Agricultura das Américas” para que os países cumpram o papel de fornecedores de alimentos e prestadores de serviços ambientais para as populações do mundo.

“Olhando para a frente, conto com a liderança do diretor-Geral para que continue prestando apoio às ações regionais em defesa de temas caros à nossa agricultura, como o comércio livre e justo e a ciência e inovação como pilares do desenvolvimento de boas práticas agrícolas que possam ser disseminadas em prol da sustentabilidade. A melhoria das condições de comércio internacional no setor agrícola tem um papel fundamental na geração de emprego e renda, assim como na promoção da segurança alimentar e da preservação ambiental”, disse em seu discurso.

A consolidação e o fortalecimento da posição do continente Americano no comércio mundial também foram destacados na fala do diretor-Geral do IICA, Manuel Otero, principalmente frente a um novo contexto geoalimentar fortemente impactado pela pandemia.


--Continua depois da publicidade--

“Isso representa uma constelação de desafios e oportunidades. Posição que nos outorga um grande peso mundial e nos obrigada a uma grande atualização permanente, de modo a estar preparados ante um cenário complexo e com padrões cada vez mais exigentes. O continente Americano está sendo chamado a garantir a segurança alimentar, nutricional e ambiental do nosso planeta. Só com a nossa participação e compromisso poderemos alcançar esse objetivo”.

Otero assumiu o cargo de diretor-geral do IICA pela primeira vez em 16 de janeiro de 2018, e foi novamente ratificado no cargo pelos ministros da Agricultura e secretários representantes de 33 países americanos que participaram da Conferência Ministerial, cujas sessões sediaram a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), órgão máximo de governança do IICA.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO
Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga sequência de ações programadas para o Maio Amarelo
maio 16, 2022
JETON DE PRESENÇA
Câmara reprova projeto que criava remuneração a membros de comissão e conselhos do Previlucas
maio 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Assistência Social e Senac concluem mais quatro capacitações para população luverdenses
maio 16, 2022
ACIDENTE NO TRÂNSITO
Jovem morre após grave acidente em Lucas do Rio Verde
maio 16, 2022