A Embrapa Hortaliças realizará uma demonstração da dupla descoberta do tomate BRS Sena e seu potencial para a agricultura familiar durante um minicurso , transmitido online pela plataforma Google Meet, no dia 10 de outubro, das 9h às 12h.
O minicurso é direcionado a profissionais de assistência técnica rural e agricultores específicos. A inscrição é gratuita e os participantes poderão obter certificado emitido pela Embrapa. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Embrapa Hortaliças e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR.
A cooperação do treinamento é a cargo do pesquisador Lineu Domit e o conteúdo será ministrado pela analista Flávia Teixeira, ambos da Embrapa Hortaliças, e pelo assessor estadual de Olericultura do IDR, João Reis.
Sobre o tomate BRS Sena
O tomate BRS Sena, que no passado se destacou pela vocação para o processamento industrial, hoje ganha espaço como tomate de mesa e conquista pequenos produtores de hortaliças. A alta tolerância a pragas e as doenças comuns do tomateiro, seu porte rasteiro e excelente produtividade são fatores que reduzem o custo de produção do BRS Sena, gerando maior rentabilidade para o horticultor.
Segundo a analista Flávia Teixeira, da Embrapa Hortaliças, o BRS Sena é um tomate adequado à agricultura familiar em razão do seu baixo custo de produção, com menor uso de defensivos, de adubação e também menor exigência em mão de obra.
O híbrido é adaptado a todas as regiões brasileiras, e na região Centro-Oeste atinge uma produtividade média entre 120 e 140 t/ha. Desde 2020, o BRS Sena está sendo introduzido no Nordeste, com bons resultados. No estado de Alagoas, por exemplo, o tomate alcançou uma produtividade entre 70 e 99 t/ha, mesmo em solos menos férteis.
Outro atributo do tomate BRS Sena está relacionado ao sabor. O equilíbrio harmônico entre acidez e sólidos solúveis se destaca por sua dupla exigente, podendo ser consumido em saladas ou também processado pela indústria, o que é um atrativo para os produtores.