Mesmo com leve recuo em abril, preços do suíno vivo e da carne seguem 20% acima dos de 2023

Fonte: CenarioMT

Produção de porcos dispara em MT e atrai olhos do mercado internacional
Produção de porcos dispara em MT e atrai olhos do mercado internacional

As cotações médias do suíno vivo e da carne suína recuaram levemente de março para abril, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O movimento está atrelado à menor procura por parte da indústria no mês passado, cenário comum no período de transição entre a Páscoa e o início de maio.

Apesar da retração mensal, os preços seguem cerca de 20% acima dos registrados no mesmo período do ano passado, refletindo um contexto de oferta mais controlada e demanda aquecida, especialmente no mercado externo. Segundo agentes do setor consultados pelo Cepea, os negócios têm fluído normalmente, sem registros de cancelamentos de carga, sobretudo neste encerramento de mês, o que sinaliza certa estabilidade para o curto prazo.

[Continua depois da Publicidade]

O comportamento do mercado indica que, mesmo diante de oscilações mensais, a valorização da carne suína no último ano permanece expressiva, impulsionada por uma combinação entre exportações firmes e ajustes na produção nacional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT