Mato Grosso recebe maior evento nacional sobre cultura do maracujazeiro

Fonte: DA REDAÇÃO

mato grosso recebe maior evento nacional sobre cultura do maracujazeiro 1365430

O Estado de Mato Grosso irá sediar, entre os dias 23 e 25 de maio, o maior evento nacional sobre a cultura do maracujazeiro: o 8º Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro. O evento será realizado no câmpus de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do programa de extensão MT Horticultura. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até sexta-feira (19.05), com uma taxa de R$ 50.

O evento vai reunir participantes de mais de 10 estados e voltado para produtores rurais, técnicos, alunos de pós-graduação, extensionistas e estudantes interessados na cultura de maracujá. Os encontros serão realizados no Centro Cultural de Tangará da Serra e também na Universidade.

Além de palestras de diversos especialistas no assunto, um destaque será a apresentação de uma nova espécie de maracujá, a Cultivar Solar, descoberta e cultivada por estudantes da Unemat no município. Além disso, os alunos também poderão participar de uma amostra de trabalhos científicos em forma de resumo simples.

O professor Willian Krause, coordenador do Simpósio, explica a importância do evento. “Vai ser uma grande oportunidade para debatermos e conversarmos para sobre os avanços e gargalos da cultura do maracujazeiro”. O Simpósio vai contabilizar 20 horas de carga horária, com o certificado final.

[Continua depois da Publicidade]

O Simpósio conta com parceria da Prefeitura de Tangará da Serra, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria de Agricultura, Feltrin Sementes, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra, Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), além do Sindicato Rural, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), EP Agropecuária e Governo de Mato Grosso.

Confira abaixo a programação:

Nos dois primeiros dias (23 e 24.05), os participantes terão acesso às palestras: O agronegócio da fruticultura; Mercado e comercialização do maracujá no Brasil; Melhoramento do maracujazeiro visando resistência ao vírus CABMV; Polinização e auto-incompatibilidade no maracujazeiro azedo: estratégias e perspectivas; Espécies silvestres de passifloras potenciais para o melhoramento e obtenção de novas cultivares; Panorama da assistência técnica e gerencial na horticultura no estado de Mato Grosso; Diferentes espécies de maracujás: cultivares e sistemas de produção; Fertirrigação aplicada no cultivo do maracujazeiro azedo;  Enxertia na cultura do maracujá visando controle da fusariose; Nova cultivar de porta-enxerto de maracujá resistente à podridão do colo; Necessidade hídrica e manejo da irrigação no maracujazeiro azedo; Manejo da virose do endurecimento dos frutos do maracujazeiro: experiência de SC.

Na quinta-feira (25), os participantes farão a visita guiada às vitrines tecnológicas das estações Manejo do maracujazeiro; Fertirrigação do maracujazeiro; Novos espaçamentos de plantio; Solar: Nova cultivar de maracujazeiro azedo (Unemat); Cultivares de espécies silvestres; Cultivo de maracujá na estufa; Demonstração de aplicação de defensivos agrícola no maracujá utilizando drone e aos estandes de empresas do setor. Fazem parte do simpósio a sexta reunião técnica sobre a cultura do maracujazeiro e a primeira Frutec-MT com a temática tecnologias para produção de frutas em Mato Grosso.

Palestrantes

Dr. Henrique Belmonte Petry – Epagri e Presidente da SBF
Dr. Gabriel Bitencourt – CEAGESP
Prof. Dr. Alexandre Pio Viana – Uenf
Prof. Dr. Carlos Eduardo Magalhães dos Santos – UFV
Dr. Nilton Tadeu Vilela Junqueira – Embrapa Cerrados
Thiago Salapata – Supervisor de Horticultura ATeG do SENAR-MT
Dr. Fábio Gelape Faleiro – Embrapa Cerrados
Prof. Dr. Gláucio da Cruz Genuncio – UFMT
Dr. José Carlos Cavichioli – Pesquisador aposentado da APTA e professor da UNIFAI
Prof. Dra. Leonarda Grillo Neves – Unemat
Dr. Márcio Sônego – Epagri
Dr. Henrique Belmonte Petry – Epagri e SBF

Locais do evento:
23 e 24 de maio – Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, Av. Brasil – Centro, Tangará da Serra.
25 de maio – Área Experimental do câmpus de Unemat, Rod. MT-358, Km 07, Jardim Aeroporto, Tangará da Serra.

Para outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo Instagram @mthorticultura

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.