IPPA avança 2,4% em fevereiro; no bimestre, alta chega a 19,4%

Fonte: Assessoria

(Foto: Reprodução)

Pesquisas do Cepea mostram que, em fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) avançou 2,4% em termos nominais em relação ao mês anterior. Com exceção do IPPA-Hortifrutícolas, que recuou 10,6%, os demais grupos de alimentos apresentaram alta na comparação mensal: IPPA-Grãos (0,6%), IPPA-Pecuária (4,6%) e IPPA-Cana-Café (5,8%).

O IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, registrou leve crescimento de 0,9%, o que indica que, de janeiro para fevereiro, os preços agropecuários se valorizaram em relação aos industriais da economia brasileira.

[Continua depois da Publicidade]

No cenário internacional, as cotações dos alimentos convertidas em Reais caíram 5,6%, resultado das quedas tanto do dólar (-4,3%) quanto dos preços internacionais dos alimentos (-5,6%).

Comparando-se o primeiro bimestre com período equivalente do ano passado, verificou-se expressivo aumento de 19,4% do IPPA, em razão das altas observadas nos seguintes grupos de alimentos: IPPA-Cana-Café (36%), IPPA-Pecuária (26,2%) e IPPA-Grãos (10,5%), ainda conforme levantamentos do Cepea.

[Continua depois da Publicidade]

Por outro lado, o IPPA-Hortifrutícolas apresentou recuo de 7,1%. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI subiu 7%, enquanto os preços internacionais dos alimentos convertidos em Reais avançaram 26,9%, resultado da combinação do aumento de 6,3% nas cotações dos alimentos com uma expressiva valorização de 19,3% do dólar.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT