Imea projeta aumento de área, mas queda de produtividade para a safra 25/26 de milho em Mato Grosso

Fonte: CenarioMT

Milho - Foto CenárioMT
Foto CenárioMT

A primeira estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para a safra 2025/26 de milho indica que a área cultivada deve alcançar 7,39 milhões de hectares, crescimento de 1,83% em relação à temporada anterior.

Apesar do avanço na área, a produtividade média foi projetada em 116,61 sacas por hectare, o que representa uma queda de 8,38% frente à safra passada. O Imea destaca que ainda existem fatores em aberto que podem influenciar o desempenho final das lavouras, como as condições climáticas ao longo do ciclo da cultura e os níveis de investimento em insumos como sementes e fertilizantes.

[Continua depois da Publicidade]

Com esse cenário, a produção total de milho em Mato Grosso está estimada em 51,72 milhões de toneladas para a temporada 25/26.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT