32.6 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 25 outubro, 2020
Início CENÁRIO AGRO Ibama concede licença para construção da Ferrovia que passará por Lucas do...

Ibama concede licença para construção da Ferrovia que passará por Lucas do Rio Verde

Por CenárioMT

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) vai ser realidade em Mato Grosso. Conforme o CenárioMT informou, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou em visita ao estado no dia 18 de setembro que a Ferrogrão sairá de Lucas do Rio Verde e a Fico nascerá no município. “Mato Grosso é a grande fronteira do mundo, a ferrovia vai sair graças a coragem de Bolsonaro, e Presidente, iremos assinar o contrato dela em novembro, começando as obras ano que vem, de Agua Boa até Goiás, depois se estenderá até Lucas“.

Para isso acontecer,  o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) precisava conceder licença ambiental, e ontem, terça-feira (29) concedeu a licença para as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).


-Continua depois da publicidade ©-

Trata-se de uma grande notícia. Com a licença de instalação, poderemos iniciar as obras já no ano que vem. Assim, a Fico começa a se tornar realidade, ligando o Vale do Araguaia à Ferrovia Norte-Sul. Mais uma ferrovia do nosso programa que sairá do papel”, diz o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Fico vai ser realidade em Lucas do Rio Verde

A primeira fase que vai ligar o Vale do Araguaia a Ferrovia Norte Sul, de Água Boa, no Mato Grosso, até Mara Rosa, em Goiás, será um trecho de 383 quilômetros de trilhos. Em seguida a construção de 518 de Água Boa até Lucas do Rio Verde e uma última etapa de 740 quilômetros do norte mato-grossense até Vilhena (RO) acessando portos e escoando a produção para o exterior.

A ligação ferroviária vai propor uma opção logística eficiente para o escoamento da produção de grãos da região Centro Oeste, sobretudo de Mato Grosso – maior produtor nacional de grãos, em direção aos portos brasileiros de grande capacidade: Itaqui, no Maranhão, ou ao Porto de Santos, através da conexão com a Ferrovia Malha Paulista.

 

 

 

O Ibama estabeleceu uma série de demandas, contidas no Plano Básico Ambiental, o que inclui programas voltados para flora, fauna, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da qualidade da água, plantio compensatório e prevenção a queimadas, por exemplo.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

EUA registram os 2 dias com mais infectados por Covid-19 desde o início da pandemia

Os Estados Unidos registraram os dois dias mais infectados por Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. No sábado (24), foram notificados 83.718...

Projeto tipifica como crime de responsabilidade divulgação de fake news por político

Os crimes de responsabilidade são passíveis da pena de perda do cargo com inabilitação, por até cinco anos, para o exercício de qualquer função...

Projeto isenta de crime político que distribuir bens durante calamidade

O Projeto de Lei 1524/20 isenta de crime ou infração penal, eleitoral ou fiscal administrativa os agentes políticos que distribuírem gratuitamente bens, valores ou...

Proposta prevê indenização e pensão vitalícia para familiares de brigadistas

O Projeto de Lei 4926/20 assegura pensão vitalícia aos cônjuges ou companheiros de brigadistas que atuam no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos...