Gabinete Itinerante do Mapa realiza trabalho para apoiar agro gaúcho

Representantes do Ministério realizaram nesta semana reuniões com gestores locais e visitaram áreas rurais nas regiões do Vale do Taquari

Fonte: MAPA

Gabinete Itinerante do Mapa realiza trabalho para apoiar agro gaúcho
Gabinete Itinerante do Mapa realiza trabalho para apoiar agro gaúcho

Após a criação do Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no estado do Rio Grande do Sul (PERSul), pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, no final do mês de maio, o Gabinete Itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deu início aos trabalhos em prol ao agro local.

A equipe do Ministério, composta por dez servidores, realizou reuniões com gestores e representantes locais durante esta semana, para entender o cenário após as fortes chuvas e cheias no estado. Também visitaram áreas rurais nas regiões do Vale do Taquari, incluindo os municípios de Encantado, Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Marques de Souza e Cruzeiro do Sul. A comitiva foi liderada pelo diretor de Gestão de Risco da Secretaria de Políticas Agrícolas, Jônatas Pulquério.

“O nosso objetivo é oferecer um suporte efetivo aos produtores rurais que foram duramente atingidos por essa calamidade. Estamos aqui para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas para a reconstrução e recuperação do agronegócio gaúcho”, destacou Pulquério.

A iniciativa visa reparar os danos e fortalecer a resiliência do agronegócio gaúcho, demonstrando o compromisso do Governo Federal em apoiar as áreas rurais afetadas, além de garantir a continuidade das atividades agrícolas no estado.

O PERSul foi lançado durante visita do ministro Fávaro ao estado no dia 28 de maio por meio da Portaria nº 863/2024 e visa apoiar a recuperação das atividades agropecuárias nas regiões severamente afetadas por enchentes e deslizamentos, devido às intensas chuvas que assolaram o estado gaúcho. O programa tem vigência até o dia 31 de dezembro de 2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As ações do programa serão conduzidas pelo Gabinete Itinerante, que seguem dez eixos de atuação: estradas vicinais; defesa agropecuária; assistência técnica e extensão rural; insumos agropecuários; financiamento ao setor agropecuário; seguro rural; monitoramento e comercialização de safra; reparação de instalações físicas do Mapa; estratégias de comunicação; e transparência.

O Gabinete Itinerante se reunirá de forma semanal, presencialmente ou por videoconferência, para fins de prestação de contas das atividades desenvolvidas.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.